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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25524
Tipo: Tese
Título: Escola de aplicação da Paraíba: representação da cultura escolar primária (1935-1946)
Autor(es): Silva, Thayana Priscila Domingos da
Primeiro Orientador: Machado, Charliton José dos Santos
Resumo: Este trabalho teve como objetivo compreender o processo de institucionalização da Escola de Aplicação da Paraíba, localizada na cidade de João Pessoa, que se constituiu enquanto representação da cultura escolar primária na condição de escola-modelo. O recorte histórico caracterizou-se a partir da Reforma da Instrução Pública sob a Lei nº 16 de 1935, que dispõe sobre a criação da Escola de Aplicação, encerrando-se anterior as transformações advindas das Leis Orgânicas de 1946, que reformulou a organização do Ensino Primário, início da redemocratização e fim do Estado Novo. O campo teórico-metodológico situou-se na Nova História Cultural, elucidando teóricos como Roger Chartier (1990) e Michel de Certeau (1994), dialogando sobre representações e práticas sociais. Na perspectiva da historiografia da educação, as questões teórico-metodológicas situaram-se na categoria de análise da Cultura Escolar e Instituição Escolar dialogando com Dominique Julia (1995), Antonio Viñao Frago (1995), Luciano Faria Filho (2004), Diana Vidal (2004) e Saviani (2007). No argumento de tese justificou-se que a instituição teria sido espaço de inovações pedagógicas, se constituindo aos moldes de uma escola-modelo, caracterizada como campo de experimentação, demonstração e prática. Assim, pretendeu-se empreender uma pesquisa documental de fontes nos Arquivos, percorrendo as investigações das leis, dos materiais iconográficos, dos projetos arquitetônicos presentes no jornal A União e na Revista do Ensino (1932-1942). Também analisamos estudos, especialmente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. O escopo possibilitou dialogar sobre o surgimento da Escola a partir da criação do Instituto de Educação da Paraíba, garantindo, um ambiente propício para as jovens normalistas, atendendo a prática no ensino primário. Entretanto, a implantação da Escola de Aplicação Paraibana se diferenciou dos demais contextos brasileiros, sendo possível situar alguns elementos em torno da implantação, funcionamento, arquitetura, direção, professorado, semanas pedagógicas e serviços de instituições auxiliares.
Abstract: No abstract.
RESUMÉ. Cet article a visé à comprendre le processus d'institutionnalisation de l‟École d'Application de Paraíba, située dans la ville de João Pessoa, qui a été constituée comme une représentation de la culture scolaire primaire en tant qu'école modèle. Le découpage historique a été caractérisé de la Réforme de l'Instruction Publique en vertu de la loi n° 16 de 1935, qui prévoit la création de l‟École d'Application, finissant avant les transformations résultant des Lois Organiques de 1946, qui ont reformulé l'organisation de l'enseignement primaire, début de redémocratisation et la fin du Estado Novo. Le champ théorique et méthodologique se situent dans la Nouvelle Histoire Culturelle, élucidant des théoriciens tels que Roger Chartier (1990) et Michel de Certeau (1994), discutant des représentations et des pratiques sociales. Dans la perspective de l'historiographie de l'éducation, les questions théoriques et méthodologiques ont été situées dans la catégorie de l'analyse de la Culture Scolaire et de l'Institution Scolaire en dialogue avec Dominique Julia (1995), Antonio Viñao Frago (1995), Luciano Faria Filho (2004), Diana Vidal (2004) et Saviani (2007).L'argument de la thèse a justifié le fait que l'institution a été le berceau des innovations pédagogiques, se constituant selon les lignes d'une école-modèle, caractérisée comme un champ d'expérimentation, de démonstration et de pratique. Ainsi, nous avons voulu entreprendre une recherche documentaire des sources dans les Archives, en passant par les investigations des lois, des matériaux iconographiques, des projets architecturaux présents dans le journal A União et dans la Revista do Ensino (1932-1942). Nous avons également analysé des études, notamment du Programme d'études supérieures en Éducation de l'Université fédérale de Paraíba. Le champ d'application a permis de discuter de l'émergence de l'école depuis la création de l'Institut de l'Éducation de Paraíba, garantissant un environnement propice aux jeunes normalistas, en s'occupant de la pratique de l'enseignement primaire. Cependant, la mise en oeuvre de l'école d'application à Paraíba diffère d'autres contextes brésiliens, et il est possible de situer certains éléments autour de la mise en oeuvre, du fonctionnement, de l'architecture, de la direction, des enseignants, des semaines pédagogiques et des services d'institutions auxiliaires.
Palavras-chave: Escola de aplicação
Ensino primário
Instituição escolar
Cultura escolar
Campo de experimentação
École d'Application
Enseignement primaire
Culture scolaire
lnstitut scoleire
Champ d'Expérimentation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso embargado
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25524
Data do documento: 29-Jun-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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