Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Desirèe Andressa Fabião de Araújo-
dc.date.accessioned2017-10-04T14:01:57Z-
dc.date.available2017-06-20-
dc.date.available2017-10-04T14:01:57Z-
dc.date.issued2017-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2552-
dc.description.abstractThe core of the question, which involves the teacher teaching practice embedded in the postmodern context, is all about his motivation and demotivation within the school. In face of an oppressive educational context, with regard to the treatment given to Brazilian educators, many of them opted to end their career due to disadvantageous panorama, psychologically, financially and physically. Because of the setback in relation to professionals of education, this work started from a personal dissatisfaction as a graduated Portuguese teacher. This same sense of rejection and disrespect were also found in other professionals of this area towards not only those who make up the School community, but also from the Brazilian educational political conjuncture. Therefore, the objective of this work is to understand the main reasons that might lead a teacher to become motivated or discouraged before their work activity. In this monograph, a theoretical framework on the challenges of the Brazilian teacher was constructed, as well as teacher profile and role. In addition, the literature dealt with the motivations and demotivations of teachers inside and outside the classroom; Of the confrontation between the precarious formation of the teacher and the reality existing in the workplace and how all this reverberates negatively not only in the life of a professional of education but also directly and indirectly influences the lives of those who contribute to the socioeconomic development of a nation. In order to understand the complexity of this situation, this author's biography was used as one of the examples of the realities to be studied; In addition, fifteen Portuguese teachers participated through a qualitative and quantitative questionnaire. Then, the data was elaborated based on theories, which discuss motivation and demotivation. This monograph ends by taking into account the contradictions existing in the educational environment and how they may be (un)favorable in keeping a professional as a demotivated teacher in his educational practice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-04T14:01:57Z No. of bitstreams: 1 DAFAV20062017.pdf: 674928 bytes, checksum: 26e9275651729e32927200bb3aaf9044 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-04T14:01:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DAFAV20062017.pdf: 674928 bytes, checksum: 26e9275651729e32927200bb3aaf9044 (MD5) Previous issue date: 2017-06-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectDesafios docentespt_BR
dc.titleOs desafios da docência: motivações e desmotivações do professor no espaço escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1580901656147300pt_BR
dc.description.resumoO cerne da questão que envolve a prática do professor inserido no contexto pós- moderno diz respeito à sua motivação e desmotivação no espaço escolar. Diante de um contexto educacional opressor, com relação ao tratamento que se dispensa aos educadores brasileiros, muitos deles optaram por encerrar a carreira diante de um panorama desvantajoso tanto do ponto de vista psicológico, financeiro, como também, físico. Por causa do descalabro existente na realidade do profissional da educação, este trabalho partiu de uma insatisfação pessoal, como pedagoga em formação e como professora de língua portuguesa, e encontrou em outros profissionais igual sentimento de rejeição, de desrespeito com relação não só aos que compõem o espaço escolar, mas também da conjuntura política educacional brasileira. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é entender os principais motivos que levam um professor a motivar-se ou se desmotivar perante sua atividade laboral. Nesta monografia, construiu-se um referencial teórico sobre os desafios do professor brasileiro, como também abordou-se sobre o perfil e o papel do professor. Além disso, a literatura tratou das motivações e desmotivações do professor dentro e fora da sala de aula; do confronto existente entre a precária formação do professor e a realidade existente no local de trabalho e como tudo isso reverbera negativamente não somente na vida do profissional da educação, mas também influencia direta e indiretamente na vida daqueles que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de uma nação. Para entender a complexidade dessa situação, foi utilizado como um dos caminhos para a pesquisa o uso da biografia da autora deste trabalho como um dos exemplos dessa realidade; além dela, participaram dezesseis professores de português através de um questionário de ordem qualitativa e quantitativa. Em seguida, foram interpretados os dados elaborados fundamentando-se a partir das teorias que discorrem sobre motivação e desmotivação. A presente monografia finaliza-se levando em consideração as contradições existentes no espaço educativo e como elas podem ser (des)favoráveis em conservar um profissional como o professor desmotivado em sua prática educativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAFAV20062017.pdf659,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.