Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Dealúcia Pinto-
dc.date.accessioned2017-10-04T14:17:19Z-
dc.date.available2017-06-19-
dc.date.available2017-10-04T14:17:19Z-
dc.date.issued2017-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2553-
dc.description.abstractThis work aims at analyzing the school library in the formation of the reader, using children's literature, in a mediated way, as an indispensable issue in this process. It shows the importance of reading for the development of teaching and learning, also observing the contribution of literary reading to the construction of scientific knowledge and the experiences represented by empirical knowledge. The motivation to read is carried out through the school library, in the literacy process, in the initial years of elementary school, specifically, from the 1st to the 5th grade. It is analyzed how, with planned actions, the school library looks for ways that can be considered pleasant to encourage the habit of reading in the students of the school to which it offers its services. Based on projects and reports from the Maurício de Sousa Children's Library of Motiva Ambiental School in João Pessoa, Brazil, the paper presents children's literature in the school dimension, identifying the school as an instigating for the growth of its readership. In this school library there is an area for reading mediation, with developing pedagogical projects that will make the difference as to the quality of teaching and the possibilities to improve student‟s performance. Theoretical proposals such as those of Soares, Bamberger, Cosson, Colomer, Martins, and others, are crucial to the analysis of data presented and discussed in this paper.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-04T14:17:19Z No. of bitstreams: 1 DPF19062017.pdf: 629228 bytes, checksum: ec0adbbabddc70e4d398ac9f7303f29c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-04T14:17:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DPF19062017.pdf: 629228 bytes, checksum: ec0adbbabddc70e4d398ac9f7303f29c (MD5) Previous issue date: 2017-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.titleMediação de leitura: uma biblioteca escolar na formação de leitorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Maria Claurênia Abreu de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511004575120088pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema a biblioteca escolar na formação do leitor, utilizando a literatura infantil, de forma mediada, como elemento fundamental nesse processo. Mostra a importância do “ato de ler” para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, observando igualmente a contribuição da leitura literária para a construção do conhecimento científico e das experiências representadas pelo conhecimento empírico. Discute-se a motivação para ler, realizada através da biblioteca escolar, no processo de letramento, nos anos iniciais do ensino fundamental, mais especificamente, do 1o ao 5o ano. Analisa-se como, com ações planejadas, a biblioteca escolar busca formas que podem ser consideradas prazerosas para incentivar o hábito da leitura nos alunos da escola à qual oferece seus serviços. Fundamentado por projetos e relatos vivenciados na Biblioteca Infantil Maurício de Sousa, do Colégio Motiva Ambiental, em João Pessoa-PB, o trabalho apresenta a literatura infantil na dimensão escolar, identificando a escola como propulsora do crescimento do seu público leitor. Essa biblioteca escolar constitui-se como um espaço para mediação de leitura, desenvolvendo projetos pedagógicos, que vão diferenciar a qualidade do ensino e acrescentar em vários aspectos, possibilidades de melhorar o desempenho do aluno. Propostas teóricas como as de Soares, Bamberger, Cosson, Colomer, Martins, entre outras, embasam as análises dos dados apresentados e discutidos no trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DPF19062017.pdf614,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.