Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2555
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Danielly Kamille de Souza da-
dc.date.accessioned2017-10-05T10:47:32Z-
dc.date.available2017-06-21-
dc.date.available2017-10-05T10:47:32Z-
dc.date.issued2017-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2555-
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo analizar como el uso de la danza puede facilitar el desarrollo de habilidades cognitivas, psicomotoras y afectivas, promoviendo la inclusión de estudiante con discapacidad. El tema de los bailes populares en el proceso de inclusión de estudiante con discapacidad aún es inexplorado en la literatura brasileña, así como prácticas pedagógicas en las escuelas comunes poco se utilizan de estas danzas como un método lúdico para mejorar el desarrollo integral de los estudiante en general y, sobretodo, de alumnos con discapacidad, colectivo que aún encuentra limitadas oportunidades de participación y aprendizaje en la escuela. Así, este estudio ha utilizado una revisión bibliográfica sobre el tema, siguiendo de la elaboración de un plan de intervención, en el cual ha sido desarrollado un programa de danza popular con seis (06) estudiantes con discapacidades variadas, en una escuela pública de João Pessoa. El referido plan se constituyó de 12 clases, compuestas de clases teóricas y prácticas sobre el Coco de Roda y la Ciranda. Han sido utilizados aún instrumentos evaluativos (de habilidades específicas), antes y después de la intervención con la danza. Los resultados de esta investigación indican que el desempeño de los estudiantes tuvo alteración, indicando el desarrollo de habilidades cognitivas, psicomotoras y afectivas y, en consecuencia, generó la mejoría en el proceso inclusivo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-05T10:47:32Z No. of bitstreams: 1 DKSS21062017.pdf: 1077677 bytes, checksum: 0335366b47320a759ded62e9704ad03c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-05T10:47:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DKSS21062017.pdf: 1077677 bytes, checksum: 0335366b47320a759ded62e9704ad03c (MD5) Previous issue date: 2017-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDança popular - estudantes com deficiênciapt_BR
dc.titleO papel das danças populares no processo de inclusão de estudantes com deficiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4913295564659143pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve o objetivo de analisar se o uso da dança pode facilitar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, promovendo a inclusão de estudantes com deficiência. O tema da dança popular no processo de inclusão de estudantes com deficiência ainda é inexplorado na literatura brasileira, assim como as práticas pedagógicas nas escolas pouco se utilizam destas danças como um método lúdico para melhorar o desenvolvimento integral dos estudantes com deficiência, coletivo que ainda encontra limitadas oportunidades de participação e aprendizagem na escola. Desta forma, se fez uso de uma revisão bibliográfica sobre o tema, seguido da elaboração de um plano de intervenção, onde foi desenvolvido um programa de dança popular com seis (06) estudantes com deficiências variadas, numa escola pública de João Pessoa. O referido plano constou de 12 aulas, constituídas de aulas teóricas e práticas sobre o Coco de Roda e a Ciranda. Foram utilizados ainda instrumentos avaliativos (de habilidades específicas), antes e após as intervenções, com o propósito de avaliar o avanço desses estudantes, após a intervenção com a dança. Os resultados desta pesquisa indicaram que o desempenho dos estudantes sofreu alteração, indicando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, e, consequentemente, gerou melhoria no processo inclusivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DKSS21062017.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.