Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25574
Tipo: TCC
Título: A formação de professores e a modalidade da EJA no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: contribuições do projeto PET: conexões de saberes em uma universidade pública
Autor(es): Marques, Rafaelly do Nascimento
Primeiro Orientador: Pereira, Marsílvio Gonçalves
Primeiro Coorientador: Calaça, Suelídia Maria
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino marcada por um histórico de grandes lutas e desafios, dentre eles a precariedade de investimentos na modalidade, a vulnerabilidade dos seus sujeitos, a exclusão do ensino regular, o alto índice de evasão, a utilização de metodologias de ensino inadequadas e a desvalorização dos seus profissionais. Além disso, a modalidade é repleta de especificidades que a diferenciam das outras modalidades de ensino, por isso, é evidente que a formação docente também deve partir destas especificidades, pois os professores precisam estabelecer objetivos educacionais e metodologias que sejam compatíveis com as finalidades da modalidade. Em vista disso, o objetivo deste trabalho foi discutir sobre a modalidade da Educação de Jovens e Adultos na formação inicial de professores/as do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UFPB. Este estudo foi realizado por meio da pesquisa com abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos, este trabalho foi realizado através da pesquisa bibliográfica e análise documental, em que optou-se por analisar o atual Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB. Para realizar esta investigação, esta pesquisa utilizou os pressupostos metodológicos da análise textual discursiva (ATD), que trabalha com a obtenção da compreensão de significados construídos a partir de um texto. Buscando evidenciar uma das possibilidades de formação docente e a atuação na EJA no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB, esta pesquisa também utilizou dos pressupostos metodológicos do relato de experiência (RE), a partir da participação da autora como bolsista do projeto PET/Conexões de saberes “Acesso e permanência de jovens de origem popular a universidade”. Verificou-se a presença da Educação de jovens e adultos na proposta curricular do curso, assim como elementos que podem contribuir para a atuação na modalidade. Assim como enfatiza-se a importância da atuação do projeto PET/Conexões de saberes nesta formação.
Abstract: Youth and Adult Education is a type of education marked by a history of great struggles and challenges, among them the precariousness of investments in the modality, the vulnerability of its subjects, the exclusion of regular education, the high rate of dropout, the use of inadequate teaching methodologies and the devaluation of their professionals. In addition, the modality is full of specificities that differentiate it from other modes of education, so it is clear that teacher training must also start from these specificities, teachers need to establish educational objectives and methodologies that are compatible with the purposes of the modality. In view of this, the objective of this work was to discuss about the modality of Youth and Adult Education in the initial training of teachers/ those of the Degree Course in Biological Sciences at UFPB. This study was carried out through the research with a qualitative approach and as for the technical procedures, this work was carried out through the bibliographical research and documentary analysis, in which we chose to analyze the current Pedagogical Project of the Degree Course in Biological Sciences of UFPB. To carry out this research, this research used the methodological assumptions of discursive textual analysis (DTA), which works with obtaining the understanding of meanings constructed from a text. Seeking to evidence one of the possibilities of teacher training and the performance in the EJA in the course of Degree in Biological Sciences of UFPB, this research also used the methodological assumptions of the experience report (RE)From the participation of the author as a fellow of the PET/Connections of knowledge project "Access and permanence of young people of popular origin to the university". It verified the presence of youth and adult education in the curricular proposal of the course, as well as elements that can contribute to the performance in the modality. As well as emphasizing the importance of the PET/Connections of knowledge project in this training.
Palavras-chave: Formação docente
Educação de jovens e adultos
Ensino de Biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25574
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RNM16122022.pdf767,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.