Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25578
Tipo: TCC
Título: A relevância do reforço escolar no enfrentamento dos déficits de aprendizagem durante a pandemia da Covid-19
Autor(es): Rocha, Raphaela Viana Morais da
Primeiro Orientador: Silva, Vívia de Melo
Resumo: O objetivo central do presente trabalho é debater a relevância do reforço escolar, reconhecendo- o como um meio de minimizar as dificuldades desenvolvidas pelos estudantes pós-isolamento da Covid-19. Propõe-se, assim, apresentar reflexões e análises por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória, debatendo dados obtidos mediante questionários respondidos por dois professores e um coordenador pedagógico do ensino fundamental de uma escola municipal da Zona Sul de João Pessoa, e por dois pais e/ou responsáveis, que por sua vez, fizeram a opção pelo ingresso dos filhos em um reforço escolar. Tivemos, portanto a colaboração de cinco pessoas que responderam aos questionários, e baseando-se em suas respostas analisamos e refletimos sobre a temática da pesquisa. Na fundamentação teórica, com base em Charlot (2020), Gatti (2020), Gil (2010), Saviani (1985), Vigotsky (2003), foram abordados assuntos como pandemia e seus impactos no campo educacional; o reforço escolar, sua importância no ensino e como ele pode auxiliar melhor no desempenho do ensino; e fatores externos e internos que podem reforçar ou paralisar o ensino. Diante da pesquisa realizada, os resultados indicam que, já existiam problemas que foram agravados no período do isolamento social provocado pelo novo Coronavírus, prejudicando a continuidade do planejamento curricular e da aprendizagem. Por sua vez, observamos que os pais sofreram com a ausência de meios tecnológicos, com a falta de instrução no ensino e tempo para acompanhar seus filhos nas aulas remotas e concordaram que o reforço escolar pode ser considerado um excelente meio de minimizar os desafios no processo de ensino-aprendizagem advindos do momento delicado que foi a Pandemia da Covid-19.
Abstract: The central objective of the present work is to discuss the relevance of school reinforcement, recognizing it as a means of minimizing the difficulties developed by students after Covid-19 isolation. It is proposed, therefore, to present reflections and analyzes through a qualitative and exploratory research, debating data obtained through questionnaires answered by two teachers and a pedagogical coordinator of elementary education at a municipal school in the South Zone of João Pessoa, and by two parents and/or guardians, who, in turn, opted to enroll their children in school tutoring. Therefore, we had the collaboration of five people who answered the questionnaires, and based on their answers, we analyzed and reflected on the research theme. In the theoretical foundation, based on Charlot (2020), Gatti (2020), Gil (2010), Saviani (1985), Vigotsky (2003), issues such as the pandemic and its impacts on the educational field were addressed; tutoring, its importance in teaching and how it can help better in teaching performance; and external and internal factors that can reinforce or paralyze teaching. In view of the research carried out, the results indicate that there were already problems that were aggravated in the period of social isolation caused by the new Coronavirus, jeopardizing the continuity of curriculum planning and learning. In turn, we observed that parents suffered from the absence of technological means, with a lack of instruction in teaching and time to accompany their children in remote classes and agreed that school tutoring can be considered an excellent way to minimize challenges in the process of teaching and learning arising from the delicate moment that was the Covid-19 Pandemic.
Palavras-chave: Reforço escolar
Ensino - aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem
Isolamento social
Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25578
Data do documento: 24-Nov-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RVMR19122022.pdf502,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons