Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos Neto, José Viturino dos-
dc.date.accessioned2022-12-20T14:27:28Z-
dc.date.available2022-12-20-
dc.date.available2022-12-20T14:27:28Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25582-
dc.description.abstractTeacher training is supported by several pillars. One of them is, certainly, the supervised internship, commonly carried out at the end of the course and seen (by professors and students), still frequently, exclusively as the “moment of practice”, untied from theory, research and other activities. However, it is not new that the internship is discussed from a relational perspective between theory and practice, leaving aside the practicist and critical views that once prevailed. In this sense, this work consists of an experience report, supported by bibliographical research and developed from our experiences in the Supervised Internship of Teaching III, linked to the degree course in Geography at the Federal University of Paraíba (UFPB), and whose realization took place at the Prof.ª Antonia Rangel de Farias State School of Elementary and Secondary Education in the first half of 2022. We aim to discuss the contributions of the internship to our teacher training in the light of the relationship between theory and practice and our experiences at school. We found that the experiences developed in the internship played a central role at the end of our initial training, providing not only the exercise of teaching praxis at school, but also encouraging reflection on the difficulties, limitations, problems and challenges, in the context of the geography teacher, present in the teaching-learning process in basic education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-12-20T14:27:28Z No. of bitstreams: 1 JVSN20122022.pdf: 1095983 bytes, checksum: c8208817f64a049d21010870d1d0e157 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-20T14:27:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JVSN20122022.pdf: 1095983 bytes, checksum: c8208817f64a049d21010870d1d0e157 (MD5) Previous issue date: 2022-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado em geografiapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectTeoria e prática na formação docentept_BR
dc.titleNa prática a teoria é outra? Estágio supervisionado e formação docente: um relato de experiência no curso de geografia da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Alexandre Sabino do-
dc.description.resumoA formação docente é sustentada por vários pilares. Um deles é, certamente, o Estágio Supervisionado, comumente realizado no final dos cursos de formação de professores e visto (por professores e alunos), ainda com frequência, exclusivamente como o “momento da prática”, desatado de teoria, de pesquisa e de outras atividades. Porém, não é de hoje que se discute o estágio numa perspectiva relacional entre teoria e prática, deixando de lado as visões praticistas e criticistas que outrora imperavam. Nesse sentido, este estudo consiste num relato de experiência, amparado na pesquisa bibliográfica e desenvolvido a partir das nossas vivências no Estágio Supervisionado de Ensino III, ligado ao Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e cuja realização se deu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Antonia Rangel de Farias no primeiro semestre de 2022. Objetivamos discutir as contribuições do estágio para nossa formação docente à luz da relação teoria e prática e das nossas experiências na escola. Verificamos que as experiências desenvolvidas no estágio tiveram um papel central no final da nossa formação inicial, proporcionando não só o exercício da práxis docente na escola, como o estímulo à reflexão acerca das dificuldades, limitações, problemáticas e desafios, no contexto do professor de Geografia, presentes no processo de ensino-aprendizagem na educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JVSN20122022.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.