Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25583
Tipo: TCC
Título: Avaliando dificuldades na aprendizagem: conjuntos no ensino médio
Autor(es): Almeida, Suely Correia de
Primeiro Orientador: Silva, Roosevelt Imperiano da
Resumo: Este trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica aplicada de cunho exploratório e caráter quali-quantitativo. Com o objetivo geral de avaliar o nível de dificuldade dos alunos a respeito do conteúdo de Conjuntos, por meio de um questionário aplicado em quatro escolas de João Pessoa, com um total de 200 alunos respondentes. Como objetivos específicos temos I) Analisar a existência de dificuldade dos alunos referente ao aprendizado da matemática com base em pesquisas e discussões de autores acerca da questão; II) Apresentar os conceitos básicos que norteiam o conteúdo de “Conjuntos” para o Ensino Médio; III) Expor e discutir o nível de dificuldade e de aprendizagem de alunos do Ensino Médio em relação ao conteúdo de “Conjuntos” na disciplina de Matemática a partir dos dados coletados na presente pesquisa; IV) Analisar os motivos que acarretam na dificuldade que o aluno possui em relação a aprendizagem da matemática, especialmente referente ao conteúdo de “Conjuntos”; V) Apresentar com base nas principais dificuldades identificadas nos alunos, possibilidades que auxiliem no processo de aprendizagem de alunos do Ensino Médio para que tivessem maior facilidade referente ao estudo de “Conjuntos” na matemática. Para a concretização deste trabalho foi dividido em quatro partes: a primeira parte traz sobre a construção da matemática com o intuito de entender como surgiu a matemática e mais ainda, entender os preconceitos acerca da matemática. Na segunda parte, foram reunidos dados que comprovam que os alunos sentem maior dificuldade em matemática comparado a outras disciplinas. Na terceira parte, foi feito um apanhado a respeito do conteúdo de Conjuntos, trazendo os conceitos e conhecimentos específicos a respeito do conteúdo que é abordado no Ensino Médio e que foram abordados no questionário. Na quarta parte, foi feita uma coleta e análise de dados que mostram que os alunos sentem dificuldades a respeito do conteúdo de Conjuntos, principalmente nas questões que envolvem operações com Conjuntos e mais proveniente por terem dificuldades com conteúdos mais básicos. Dessa forma, é interessante que o professor, como mediador, busque alguma estratégia metodológica como jogos pedagógicos para fixar e facilitar a memorização desses conteúdos para dar prosseguimento aos conteúdos.
Abstract: This work consists of an applied bibliographical research of an exploratory and quali-quantitative character . With the general objective of evaluating the level of difficulty of students regarding the content of Sets, through a questionnaire applied in four schools in João Pessoa, with a total of 200 students responding. As specific objectives we have: I) T o analyze the existence of students' difficulty regarding the learning of mathematics based on research and discussions of authors about the issue; II) Present the basic concepts that guide the content of “Sets” for High School; III) Expose and discuss the level of difficulty and learning of high school students in relation to the content of “Sets” in the Mathematics subject based on the data collected in this research; IV) Analyze the reasons that lead to the difficulty that the student has in relation to learning mathematics, especially regarding the content of “Sets”; V) Present, based on the main difficulties identified in the students, possibilities that help in the learning process of high school students so that they have greater ease regarding the study of “Sets” in mathematics. For the realization of this work, it was divided into four parts: the first part brings about the construction of mathematics in order to understand how mathematics emerged and even more, to understand the prejudices about mathematics. In the second part, data were gathered that prove that students experience greater difficulty in mathematics compared to other disciplines. In the third part, an overview was made regarding the content of Sets, bringing the specific concepts and knowledge regarding the content that is addressed in High School and that were addressed in the questionnaire. In the fourth part, a collection and analysis of data was carried out showing that students experience difficulties regarding the content of Sets, mainly in questions involving operations with Sets and more due to having difficulties with more basic contents. Thus, it is interesting that the teacher , as a mediator, seek some methodological strategy such as pedagogical games to fix and facilitate the memorization of these contents to continue the contents.
Palavras-chave: Dificuldades em conjuntos
Conjuntos
Aprendizagem em matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25583
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCA20122022 .pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.