Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Antonia Edna Santana-
dc.creatorSilva, Dayane da Conceição-
dc.creatorSimão, Kátia Vitória Feliciano-
dc.date.accessioned2017-10-05T12:05:51Z-
dc.date.available2017-06-20-
dc.date.available2017-10-05T12:05:51Z-
dc.date.issued2017-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2558-
dc.description.abstractThe present academic work deals with the importance of the playful in the development of the children, highlighting the reality of the Toy Library of the Education Center of the Federal University of Paraíba. Having as general objective: to analyze how the contributions of the playful in the development of the children within the Toy Library of the Education Center / UFPB. Therefore, it is worth demonstrating that the playful is a pedagogical tool that education professionals can use as methodological technologies in the development and learning of individuals. According to this, we perform an exploratory and qualitative field research, so that we can investigate the development of the children through the recreational activities developed in this institution. For the data production process, we used 02 (two) questionnaires: 01 (one) was elaborated with 11 (eleven) open questions for 11 (eleven) players and one (01) with 08 (eight) open issues to 10 (ten) mothers and also we used notes of field observations. For a better understanding on the subject, we have made a literary take of this subject having as theoretical reference, Piaget (1975), Froebel (1995), Kishimoto (2010), Vygotsky (1984), Claparéde (1961), Velasco (1996) among others that have known-hall at the importance of the ludic in the integral formation of the individual. Considering the data collected in this research, this work can concluded that play activities are indispensable in the life of children and in the process of their development, by source or cognitive, affective and social development of the present. In the speeches of the subjects, the desire for more financial support from the Education Center and more responsibility by toy library was explicit.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-05T12:05:51Z No. of bitstreams: 1 AESR20062017.pdf: 930825 bytes, checksum: b317181fab3563736bfa54560953cecd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-05T12:05:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AESR20062017.pdf: 930825 bytes, checksum: b317181fab3563736bfa54560953cecd (MD5) Previous issue date: 2017-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectBrinquedotecapt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras: uma análise do desenvolvimento das crianças na brinquedoteca do CE/UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da-
dc.description.resumoO presente trabalho acadêmico versa sobre a importância do lúdico no desenvolvimento das crianças, ressaltando a realidade da Brinquedoteca do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Tendo como objetivo geral: analisar as contribuições do lúdico no desenvolvimento das crianças dentro da Brinquedoteca do Centro de Educação/UFPB. Nesse sentido, cabe demostrar que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os profissionais da educação podem utilizá-la como técnicas metodológicas no desenvolvimento e aprendizagem dos indivíduos. Para tanto realizamos uma pesquisa de campo de caráter exploratório e qualitativo, cuja intenção foi identificar e analisar como ocorre o desenvolvimento das crianças por meio das atividades lúdicas desenvolvidas neste espaço. Para o processo de produção dos dados utilizamos 02 (dois) questionários: 01 (um) elaborado com 11 (onze) questões abertas destinadas a 11 (onze) brinquedistas e 01 (um) questionário elaborado com 08 (oito) questões abertas destinadas a 10 (dez) mães, e registros de observações em diário de campo. Para um melhor entendimento a respeito do tema, fizemos um aprofundamento das leituras deste assunto, com base nos autores como, Piaget (1975), Froebel (1995), Kishimoto (2010), Vygotsky (1984), entre outros de suma importância do lúdico na formação integral do indivíduo. Diante dos dados coletados nesta pesquisa pode-se concluir que as atividades lúdicas são indispensáveis na vida das crianças e no processo do desenvolvimento das mesmas, por proporcionar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social destes indivíduos. Nas falas dos sujeitos, ficou explicito o desejo de mais apoio financeiro por parte do Centro de Educação e mais reponsabilidade por parte dos responsáveis pela Brinquedoteca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AESR20062017.pdf909,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.