Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25609
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria da Vitória de Andrade dos-
dc.date.accessioned2022-12-22T17:56:23Z-
dc.date.available2022-12-22-
dc.date.available2022-12-22T17:56:23Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25609-
dc.description.abstractThis study aims to analyze affectivity in the Early Years of Elementary School, while seeking to understand how this theme occurs in the classroom, and thus trying to understand how this methodology influences the child's teaching-learning process. According to Piaget (2001) and Wallon (1998) affectivity is a sentimental psychological condition of the human being that may or may not be modified based on circumstances, and can be defined through different aspects of Psychology, Philosophy and Pedagogy. In this research, which is characterized as a literature review, an investigation process that involves locating, analyzing and synthesizing information related to Affectivity in the school context, through readings and bibliographic review, is essential. In this way, the review seeks to analyze the contribution and influence of affectivity to student motivation through the construction of knowledge, since this construct in learning is one of the facilitating points in stimulating cognitive development that enables a significant pedagogical praxis, taking into account consideration that affectivity has to be a more in-depth study by the teacher and by the educational institutions, seeking to understand the difficulties about affection in order to have better results in the school context and in the classroom. The results of this research demonstrate that there is a need for greater understanding and breadth of affectivity, as it involves a complexity in the entire process of acquiring knowledge through feelings, reasoning, memory and the individual difficulties of each student. It can be seen then that education professionals must have affectivity in the classroom as a contribution to human development, and thus seek daily knowledge to add to their practices and methodologies to positively favor the development of their students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-12-22T17:56:23Z No. of bitstreams: 1 MVAS22122022.pdf: 573837 bytes, checksum: 6a2507dae597e970575b032ecf12a4d0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-22T17:56:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MVAS22122022.pdf: 573837 bytes, checksum: 6a2507dae597e970575b032ecf12a4d0 (MD5) Previous issue date: 2022-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectContexto escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA afetividade nos anos inicicias do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Karen Guedes-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar a afetividade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ao passo que busca entender como esse tema se dá em sala de aula e compreender como influencia no processo de ensino aprendizagem da criança. De acordo com Piaget (2001) e Wallon (1998) a afetividade é uma condição psicológica sentimental do ser humano que pode ou não ser modificada a partir das circunstâncias, podendo ser definida por meio de diferentes aspectos da Psicologia, Filosofia e Pedagogia. Nessa pesquisa, que se caracteriza como uma revisão de literatura, é fundamental um processo de investigação que envolve localizar, analisar e sintetizar informações relacionadas à Afetividade no contexto escolar, através de leituras e revisão bibliográfica. Dessa forma, a revisão busca analisar a contribuição e a influência da afetividade para a motivação do aluno mediante a construção do conhecimento, visto que esse construto na aprendizagem é um dos pontos facilitadores no estímulo do desenvolvimento cognitivo que viabiliza uma práxis pedagógica significativa, levando em consideração que a afetividade tem que ser um estudo mais aprofundado pelo professor e pelas instituições de ensino, buscando compreender as dificuldades sobre afeto para termos melhores resultados no contexto escolar e em sala de aula. Os resultados desta pesquisa demonstram que há uma necessidade de maior compreensão e amplitude sobre afetividade, pois envolve uma complexidade em todo o processo de adquirir o conhecimento através dos sentimentos, raciocínio, memória e as dificuldades individuais de cada aluno. Percebe-se então que, os profissionais de educação precisam dispor da afetividade em sala de aula como contribuição para o desenvolvimento humano, e assim buscar diariamente conhecimentos para acrescentar em suas práticas e metodologias para favorecer positivamente o desenvolvimento de seus alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVAS22122022.pdf560,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.