Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2560
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLinhares, Ana Cláudia de Sousa-
dc.creatorQueiroz, Ana Cláudia Gurgel de-
dc.date.accessioned2017-10-05T12:54:55Z-
dc.date.available2017-06-19-
dc.date.available2017-10-05T12:54:55Z-
dc.date.issued2017-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2560-
dc.description.abstractThe present work presents a reflection about the implications of the mathematical game in the teaching of the additive field with the intention of arousing interest and overcoming difficulties in mathematical calculation and registration. The study aimed to analyze mathematical games as a facilitating tool in the teaching and learning process, since the game helps in the execution of operations, in the resolutions of problem situations, promoting the correct registration of addition and subtraction operations, involving the students in the process. The method was based on the realization of pedagogical experiences (with games and activities) in order to diagnose and also to investigate the difficulties presented in the additive field (addition and subtraction), toward develop experiences that facilitate the understanding of algorithms and thinking mathematical. In view of the results obtained two points are merit reflection: the first is if the teaching of mathematics is leading the student to interpret problem situations and the second is to know how concepts that require mathematical thinking are presented, what materials or resources are being constructed, adapted and applied according to the students needs? Therefore, it is up to the teacher to adopt a problematizing profile that is capable of stimulating in students the interest for the discipline.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-05T12:54:55Z No. of bitstreams: 1 ACSL19062017.pdf: 1720024 bytes, checksum: 99d2a14364c73fcf006646c2a9b0ebae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-05T12:54:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACSL19062017.pdf: 1720024 bytes, checksum: 99d2a14364c73fcf006646c2a9b0ebae (MD5) Previous issue date: 2017-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.titleJogos matemáticos no ensino do campo aditivo: diversão e aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azeredo, Maria Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309471026419288pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa apresenta uma reflexão a respeito das implicações do jogo matemático no ensino do campo aditivo com a intenção de despertar o interesse e superar dificuldades no cálculo e no registro matemático. O estudo se objetivou em analisar os jogos matemáticos como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, visto que o jogo auxilia na execução das operações, nas resoluções de situações-problema promovendo o registro correto dos algoritmos das operações de adição e subtração envolvendo os alunos no processo. O método teve como base a realização de vivências pedagógicas (com jogos e atividades) com o intuito de diagnosticar e também investigar as dificuldades apresentadas no campo aditivo (adição e subtração), tendo em vista desenvolver experiências que facilitassem a compreensão dos algoritmos e do pensamento matemático. Diante dos resultados obtidos dois pontos merecem reflexão: o primeiro é se o ensino da matemática está conduzindo o aluno a interpretar situações- problema e o segundo é saber como estão sendo apresentados os conceitos que requerem o pensamento matemático, que materiais ou recursos estão sendo construídos, adaptados e aplicados conforme a necessidade dos alunos? Sendo assim, cabe ao professor adotar um perfil problematizador que seja capaz de estimular nos alunos o interesse pela disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACSL19062017.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.