Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25615
Tipo: TCC
Título: Educação em saúde no ensino de ciências e biologia por investigação: uma análise de publicações em revistas e eventos científicos (2017-2021)
Autor(es): Santos, Jéssica Santana dos
Primeiro Orientador: Pereira, Marsílvio Gonçalves
Resumo: A educação é um dos caminhos que garantem a promoção da saúde, sendo esta última uma área importante para ampliação do conhecimento dos alunos, de modo a gerar melhorias e mudanças em hábitos de vida saudável. Assim, o ensino por investigação é visto como uma abordagem didática importante para o ensino do tema em sala de aula, para o processo de alfabetização científica dos alunos e alternativa didática para melhorias no ensino de ciências. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo investigar a abordagem da educação em saúde na perspectiva do ensino por investigação através de uma pesquisa bibliográfica e também com elementos característicos da pesquisa do tipo estado do conhecimento, aplicando análise qualitativa nos resultados obtidos. Oito trabalhos foram selecionados nos quatro veículos de publicação cientifica após estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão, sendo analisados, por exemplo, a origem dos trabalhos publicados, temáticas mais desenvolvidas na área da saúde e estratégias didáticas. Nos trabalhos analisados, observou-se uma frequência maior de pesquisas com temas IST’s, sexualidade e câncer de pele. A maioria das pesquisas aconteceram no ano de 2021, totalizando 5 trabalhos. Todos os trabalhos tiveram mais de um tipo de estratégia didática sendo que as discussões e aulas práticas se mostraram como as mais utilizadas pelos pesquisadores, ambas presentes em todas as pesquisas. Na visão dos autores as estratégias didáticas foram bem sucedidas para alcançar o objetivo de se trabalhar os aspectos do ensino por investigação rumo ao processo de alfabetização científica. Os resultados desta pesquisa mostram a necessidade de maior ampliação de temáticas dentro da educação em saúde e de mais pesquisas sobre a área com vistas a levar questões relacionadas à saúde dos indivíduos e que os direcionem a formação crítica e autônoma. Ainda, sugere -se a utilização do ensino por investigação como alternativa para levar os professores como mediadores no ensino de melhor qualidade e formação de alunos mais ativos e protagonistas da construção do seu conhecimento.
Abstract: Education is one of the two paths that guarantee health promotion, the latter being an important area for expanding students' knowledge, in order to generate improvements and changes in healthy lifestyle habits. Thus, inquiry -based teaching is seen as an important didactic approach for teaching the subject in the classroom, for the scientific literacy process of two students and a didactic alternative for better science teaching. Faced with this stage, the objective of this work is to investigate the approach to health education from the perspective of teaching through research through a bibliographical research and also with characteristic elements of the state of knowledge type, applying qualitative analysis to the results obtained. Eight works were selected from the four scientific publication vehicles after establishing inclusion and exclusion criteria, being analyzed, for example, the origin of two published works, more developed themes in the health area and didactic strategies. In the works analyzed, a higher frequency of research on STIs, sexuality and skin cancer was observed. Most of the investigations took place in the year 2021, totaling 5 works. All works have more than one type of didactic strategy, as discussions and practical classes will prove to be the most used by researchers, both present in all investigations. In the view of the two authors, didactic strategies have been followed to achieve the objective of working on aspects of teaching through research towards the process of scientific literacy. The results of this research point to the need for a greater expansion of the themes of health education and more research in the area with a view to carrying out searches related to the health of two individuals and leading them to a critical and autonomous formation. In addition, it is suggested to use inquiry-based teaching as an alternative to take teachers as mediators in better quality teaching and in the formation of more active students and protagonists in the construction of their knowledge.
Palavras-chave: Ensino investigativo
Ensino de ciências
Promoção à saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25615
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSS23122022 .pdf997,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.