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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Adriely Karla Costa Campelo dos-
dc.date.accessioned2017-10-05T14:45:35Z-
dc.date.available2017-10-05-
dc.date.available2017-10-05T14:45:35Z-
dc.date.issued2017-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2562-
dc.description.abstractThe process of literacy involves the mastery of reading and writing according to their social functions, present in everyday life. This research had as objective to present a proposal of intervention through didactic sequences for the first year of elementary school, directed to the textual genres as subsidy for the appropriation of writing. In order to base this work, we opted for bibliographic research of a qualitative character, based on authors such as Soares, Mortatti and Zabala. Considering the methodological trajectory, after the selection of the textual genres, tables were elaborated to show the relationship between textual gender, linguistic ability, textual type and gender function, which allowed the elaboration of didactic sequences. From the study carried out, it can be said that this methodological alternative can be a viable option for a more meaningful learning regarding the appropriation of writing through the textual genres in the perspective of literacy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-05T14:45:35Z No. of bitstreams: 1 AKCCS05102017.pdf: 1166675 bytes, checksum: 75edec8a48ada71fce7b710dd0780f3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-05T14:45:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AKCCS05102017.pdf: 1166675 bytes, checksum: 75edec8a48ada71fce7b710dd0780f3e (MD5) Previous issue date: 2017-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectApropriação da escritapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleGêneros textuais e apropriação da escrita: uma proposta para o primeiro ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Walkíria Pinto de-
dc.description.resumoO processo de alfabetização e letramento envolve o domínio da leitura e da escrita de acordo com as funções sociais destas, presentes no cotidiano. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar uma proposta de intervenção através de sequências didáticas para o primeiro ano do ensino fundamental, direcionada aos gêneros textuais como subsídio para a apropriação da escrita. Para fundamentar o referido trabalho optou-se pela pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, baseando-se em autores como Soares, Mortatti e Zabala. Considerando o percurso metodológico, após a seleção dos gêneros textuais, foram elaborados quadros para mostrar a relação entre gênero textual, habilidade lingüística, tipo textual e função dos gêneros, que permitiram a elaboração das sequências didáticas. A partir do estudo realizado, pode-se afirmar que essa alternativa metodológica pode ser uma opção viável para uma aprendizagem mais significativa no que diz respeito à apropriação da escrita por meio dos gêneros textuais na perspectiva da alfabetização e letramento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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