Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25639
Tipo: TCC
Título: Conhecimento dos alunos formados em licenciatura em biologia a partir de uma análise do enade
Autor(es): Silva, Mylena Costa da
Primeiro Orientador: Geglio, Paulo César
Resumo: O intuito do presente trabalho foi realizar uma análise do desempenho dos estudantes licenciandos em Ciências Biológicas na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), no tocante aos itens objetivos e discursivos do componente de formação geral, e com isso, apontar os percentuais por eles obtidos, assim como, identificar as maiores dificuldades dos estudantes ao responderem os itens discursivos e propor justificativas capazes de esclarecer essa problemática. A pesquisa se deu a partir dos relatórios sínteses do Enade, extraiu-se deles os dados do curso de Ciências Biológicas licenciatura dos anos de 2005, 2008, 2011, 2014, 2017 e 2021 com relação ao desempenho e complexidades dos estudantes nas provas de conhecimentos gerais apontadas pelos avaliadores dos itens discursivos. O trabalho possui uma abordagem quanti qualitativa, visto que os dados foram apresentados de maneira quantificável e, também, interpretados à luz de referencial teórico. Os dados relativos ao desempenho dos estudantes nas provas mostram que ao longo dos anos de aplicação há déficits na formação deles que antecedem o ingresso no ensino superior e que este último não parece que tem conseguido saná-los. Na edição do ano de 2021, houve maior quantidade de estudantes com déficits, o que pode ter sido motivado em função do afastamento do meio acadêmico no período pandêmico, que causou efeitos que impactaram significativamente a relação deles com a leitura e escrita, resultando nas médias mais baixas já registradas, o que torna mais urgente políticas governamentais na educação voltadas para a demanda dos estudantes.
Abstract: The purpose of the present work was to carry out an analysis of the performance of undergraduate students in Biological Sciences in the evaluation of the National Student Performance Examination (Enade), regarding the objective and discursive items of the general training component, and with that, to point out the percentages obtained by them, as well as identifying the students' greatest difficulties when answering the discursive items and proposing justifications capable of clarifying this problem. The research was based on Enade's summary reports, extracting data from the Biological Sciences course for the years 2005, 2008, 2011, 2014, 2017 and 2021 regarding the performance and complexities of students in the knowledge tests general points pointed out by the evaluators of the speech items. The work has a quanti-qualitative approach, since the data were presented in a quantifiable way and also interpreted in the light of a theoretical framework. Data relating to student performance in tests show that over the years of application there are deficits in their training that precede entry into higher education and that the latter does not seem to have been able to remedy them. In the 2021 edition, there were more students with deficits, which may have been motivated by the distance from the academic environment during the pandemic period, which caused effects that significantly impacted their relationship with reading and writing, resulting in averages lowest ever recorded, which makes government policies in education geared to student demand more urgent.
Palavras-chave: Enade
Desempenho
Relatórios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25639
Data do documento: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCS28122022-MB270.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons