Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25643
Tipo: | TCC |
Título: | Uma proposta de intervenção didático-pedagógico sobre o grupo dos anfíbios: Uma abordagem etnozoológica |
Autor(es): | Silva, Pedro Henrique Felix da |
Primeiro Orientador: | Guimarães, Andreia de Sousa |
Resumo: | Este trabalho foi baseado nas premissas educacionais sobre a conservação das espécies, dando foco às perspectivas etnozoológicas relacionadas ao grupo dos Anfíbios. Assim, teve como objetivo analisar o conhecimento de alunos da Educação Básica sobre o referido grupo animal. Ele se desenvolveu em parceria com uma escola pública estadual situada na zona urbana do município de Areia, localizado no brejo do estado da Paraíba. Foi realizado um levantamento de campo que contou com a participação de 38 alunos de duas turmas (“A” e “B”) de 7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa apresentou uma abordagem de caráter qualiquantitativo, na tentativa de explorar amplamente a subjetividade dos participantes, sendo o questionário o principal recurso para a coleta de dados. Para sistematizá-la optou-se por dividi-la em quatro etapas: Primeira: observação/ambientação em campo, com o objetivo de acompanhar as aulas de uma docente colaboradora e familiarizar-se a realidade das salas de aula; Segunda: aplicação de questionário pré-intervenção, que possibilitou investigar o conhecimento prévio dos alunos sobre o grupo dos Anfíbios; Terceira: intervenção em sala de aula, com a utilização de uma aula teórica e outra prática, objetivando favorecer o aprendizado dos participantes; Quarta: aplicação de questionário pós-intervenção, que contribuiu para a análise dos possíveis conhecimentos adquiridos. Os questionários abordaram temas específicos da biologia e ecologia dos Anfíbios, além de explorar a pessoalidade e ludicidade dos alunos por meio de perguntas sobre aspectos do cotidiano e construção de desenhos. Foi observado que os participantes, no primeiro questionário, apresentavam um amplo conhecimento sobre estes animais, principalmente sobre a conceituação do grupo, seus representantes e ambientes em que vivem, embora também tenha sido possível observar alguns equívocos e preconceitos relacionados aos anfíbios. Muitos pontos de vista esboçados após a intervenção em sala de aula foram mais precisos, havendo maior direcionamento e coerência sobre as respostas. Logo, a intervenção didática, sobretudo no âmbito escolar, é uma ferramenta bastante eficiente em aprimorar o conhecimento relacionado à Classe Amphibia, já que consegue, não apenas conscientizar, mas também desconstruir muitas visões equivocadas sobre seus integrantes. Além disso, o uso de abordagens que estimulem o contato físico e visual para com os grupos animais precisa ser incentivado na Educação Básica, pois consegue amenizar às abstrações presentes no ensino de zoologia, e assim, fomentar práticas ecologicamente corretas. |
Abstract: | This work was based on the educational premises about the conservation of species, focusing on ethnozoological perspectives related to the group of Amphibians. Thus, it aimed to analyze the knowledge of students in Basic Education about this animal group. It was developed in partnership with a stadual public school situaded in the urban area of the municipality of Areia, located in Brejo in the state of Paraíba. A field survey was carried out with the participation of 38 students from two classes (“A” and “B”) of the 7th year of Elementary School. The research presented a qualitative and quantitative approach, in an attempt to explore widely the subjectivity of the participants, with the questionnaire as the main resource for data collection. In order to systematize it, we chose to divide it into four stages: First: observation/environment in field, with the aim of following the classes of a colaborating teacher and becoming familiar with the reality of classroooms; Second: application of a pre-intervention questionnaire, which made it possible to investigate the students' previous knowledge about the Amphibian group; Third: classroom intervention, with the use of a theoretical and a practical class, aiming at favoring the participants' learning; Fourth: application of a post-intervention questionnaire, which contributed to the analysis of the possible knowledge acquired. The questionnaires approached specific topics of Amphibian biology and ecology, besides exploring the personal and playfulness of the students through questions about daily life aspects and the construction of drawings. It was observed that the participants, in the first questionnaire, presented a wide knowledge about these animals, especially about the conceptualization of the group, its representatives and environments where they live, although it was also possible to observe some misconceptions and prejudices related to amphibians. Many of the points of view outlined after the classroom intervention were more precise, with a better directionamenting and coherence about the answers. Therefore, the didactic intervention, especially in the school environment, is a very efficient tool to improve the knowledge related to the Amphibia Class, since it can not only raise awareness, but also deconstruct many mistaken views about its members. Moreover, the use of approaches that encourage physical and visual contact with animal groups needs to be encouraged in Basic Education, because it can soften the abstractions present in the teaching of zoology, and thus promote ecologically correct practices. |
Palavras-chave: | Etnozoologia Educação ambiental Educação básica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25643 |
Data do documento: | 6-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PHFS28122022-MB269.pdf | 904,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons