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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25646
Tipo: | TCC |
Título: | Profissão professor: Uma análise do canal virtual "voz docente" |
Autor(es): | Silva, Maria Júlia da Cunha Melo |
Primeiro Orientador: | Albino, Ângela Cristina Alves |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aborda a profissionalidade docente, de modo especial dos professores (as) da educação básica, no tocante a maneira pelo qual a docência é representada na sociedade, bem como os desafios vivenciados na história de sua profissão e no seguimento de seu ofício e as condições de efetivação de seu trabalho em um momento desafiador advindo da pandemia do covid-19, evidenciando os impactos causados na vida e na prática pedagógica desses educadores. Nesse sentindo, a pesquisa desdobra-se partir da análise do canal virtual “Voz Docente”, ação do projeto “Base Nacional Comum Curricular: significações em torno da autonomia docente”, Campus II – Areia, e espaço criado no centenário de Paulo Freire que busca evidenciar continuadamente as vozes dos professores(as) da educação básica. Diante do exposto, o trabalho tem como objetivo geral: analisar profissionalidade docente dos participantes do canal virtual “Voz Docente” a partir dos sentidos de opressão e conscientização em Paulo Freire. No que se refere aos objetivos específicos: evidenciar historicamente a trajetória da profissão docente no Brasil; destacar as vozes, bem como os silenciamentos identificados no percurso histórico da existência do canal Voz Docente e revelar a importância da voz docente na construção dos currículos escolares. A pesquisa é caracterizada como bibliográfica e descritiva analítica com base leituras e discussões das obras freireanas, tais como: “Pedagogia do Oprimido”, “ Pedagogia da autonomia”, “Conscientização”, “Professora, sim, tia não – Cartas a quem ousa ensinar”, “Pedagogia da esperança” e “Educação como prática da liberdade”, como outros autores que auxiliaram na compreensão e aprofundamento das ideias e sentidos do autor. Os resultados demonstram a relevância dessa pesquisa ao campo da educação, destacando que algumas reflexões são necessárias no que envolve a valorização do professor como ser humano e profissional. Muito são os desafios que entornam essa profissão, citando alguns deles como, a intensificação, precarização e exploração do seu ofício, as dificuldades em operar os meios virtuais, o silenciamento de suas vozes, a escassez de formação e assistência à saúde física e mental dessa categoria, sendo indispensável propiciar aos docentes, melhores condições para o cumprimento de sua prática. |
Abstract: | This Course Completion Work (TCC) addresses the teaching profession, especially of basic education teachers, regarding the way in which teaching is represented in society, as well as the challenges experienced in the history of their profession and following their work and the conditions for carrying out their work at a challenging time arising from the covid-19 pandemic, highlighting the impacts caused in the lives and pedagogical practice of these educators. In this sense, the research unfolds from the analysis of the virtual channel "Voz Docente", action of the project "National Common Curricular Base: meanings around teaching autonomy", Campus II - Areia, and space created in the centenary of Paulo Freire that seeks to continually highlight the voices of basic education teachers. In view of the above, the work has the general objective: to analyze the teaching professionality of the participants of the virtual channel “Voz Docente” based on the senses of oppression and awareness in Paulo Freire. With regard to the specific objectives: historically highlight the trajectory of the teaching profession in Brazil; highlight the voices, as well as the silences identified in the historical course of the existence of the Voz Docente channel and reveal the importance of the teaching voice in the construction of school curricula. The research is characterized as bibliographic and analytical descriptive based on readings and discussions of Freire's works, such as: "Pedagogy of the Oppressed", "Pedagogy of autonomy", "Conscientization", "Teacher, yes, aunt no - Letters to those who dare to teach ”, “Pedagogy of hope” and “Education as a practice of freedom”, as other authors who helped in the understanding and deepening of the author's ideas and meanings. The results demonstrate the relevance of this research to the field of education, highlighting that some reflections are necessary in what involves the appreciation of the teacher as a human and professional being. There are many challenges surrounding this profession, citing some of them as the intensification, precariousness and exploitation of their craft, the difficulties in operating virtual means, the silencing of their voices, the scarcity of training and assistance to the physical and mental health of this profession. category, being essential to provide teachers with better conditions for the fulfillment of their practice. |
Palavras-chave: | Educação Profissão Docência |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25646 |
Data do documento: | 15-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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