Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25649
Tipo: | TCC |
Título: | O entorno da escola do campo como espaço de ensino-aprendizagem de ciências: Possibilidades curriculares no ensino culturalmente situado. |
Autor(es): | Azevêdo, Emanoel Marcos Medeiros de |
Primeiro Orientador: | Oliveira, David Holanda de |
Primeiro Coorientador: | Guimarães, Andreia de Sousa |
Resumo: | O ensino no campo regulamentado na LDBEN, artigo 28, que versa sobre esta modalidade de ensino formal, afirma que devem existir políticas públicas específicas a esse segmento, apoderando-se do campo como local de investigação e produção de conhecimento, mediante a realidade local, pois o que é ensinado, precisa estar próximo da realidade do aluno, para que este conhecimento tenha real significado para o aprendiz. Desta forma é muito importante as unidades escolares de ensino possuírem um projeto político pedagógico atualizado e um currículo adequado ao ambiente no qual a escola está inserida, pois quando há uma normatização do currículo como norma obrigatória, as diferenças em todas as esferas federativas são subalternizadas. Os currículos e PPP escolares precisam levar em consideração a realidade da comunidade escolar como ponto norteador das ações escolas, como forma de melhorar o processo de ensino e aprendizagem através de abordagens reais do que é ensinado e aprendido. Hoje o currículo de ciências encontra-se muito deficitário de maneira geral nas unidades escolares e quando há o recorte desses estudos com o campo o cenário é ainda mais deficitário, falta desde material de expediente básico nas escolas, estrutura predial e consequentemente falta de laboratórios. Todas essas situações comprometem o ensino deste currículo, e que pode também afetar os demais, pois o conhecimento trabalha de forma contextualizada e unificada. Objetiva-se assim, conhecer relatos e vivências dos docentes e da gestão escolar, as facilidades e desafios que a realidade local de uma escola do campo enfrenta, além de analisar o PPP no ambiente escolar, bem como elaborar atividades práticas em Ciências Naturais para o campo. Os dados deste estudo foram obtidos através de entrevistas com docentes da Escola Estadual Professora Maria das Graças Silva Germano, que lecionam os currículos de ciências naturais e áreas afins (geografia), além da gestão escolar. Além das entrevistas, o PPP escolar foi analisado, bem como com base nos relatos docentes, aulas práticas em ciências naturais foram propostas como forma de utilizar a realidade local do campo como laboratório do processo de ensino e aprendizagem. Através do relato dos docentes, foi possível observar facilidades e desafios enfrentados pelas escolas do campo. Os principais desafios que mais atingem estas unidades de ensino são infraestrutura precária, falta de material de expediente, bem como materiais para aulas práticas em ciências. Já em relação as facilidades, encontra-se a presença mais próxima da família com a escola, maior participação da comunidade em eventos escolares, que segundo os docentes facilitam o processo de aprendizagem. O PPP escolar da unidade preconiza uma colaboração da comunidade escolar em sua construção, levando em consideração o alunado que atende, possuindo assim adequações curriculares para o público alvo. O ensino de ciências na unidade de ensino, possui deficiências de laboratório e materiais para aulas práticas, porém possui no entorno escolar paisagens de riquíssimas experiências práticas como forma de ensinar conteúdos desta área do conhecimento, desta forma espaço do campo é um bom laboratório no processo de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | Teaching in the countryside is regulated in LDBEN, article 28, states that there must be public policies specific to this segment, seizing the field as a place of investigation and production of knowledge, through the local reality, because what is taught needs to be close to the student's reality, so that this knowledge has real meaning for the learner. In this way, it is very important for school teaching units to have an updated political pedagogical project and a curriculum appropriate to the environment in which the school is inserted. Today the teaching of curricula in public schools is very fragmented and when there is a cut of these studies with the field, the scenario is even more deficient, because there is a lack of basic materials in schools, building structure and lack of laboratories. All these situations compromise the teaching and learning process, and can affect the citizen's life of the learner, as knowledge works in a contextualized and unified way. In this way, the objective was to know, through the teachers' reports and the school management of a rural teaching unit, the facilities and challenges of teaching through the local reality, how the PPP is inserted in the school environment, as well as to elaborate practical activities in natural sciences to the field. The data of this study were obtained through interviews with teachers from Escola Estadual Professora Maria das Graças Silva Germano, who teach the curricula of natural sciences and related areas (geography), in addition to school management. In addition to the interviews, the school PPP was analyzed, as well as, based on the teachers' reports, practical classes in natural sciences were proposed as a way of using the local reality of the field as a laboratory for the teaching and learning process. Through the teachers' reports, it was shown that the main challenges that most affect these rural teaching units are: precarious infrastructure, lack of office material, as well as materials for practical classes in natural sciences. Regarding the facilities, there is a closer presence of the family with the school, greater participation of the community in school events, which according to the teachers facilitate the learning process. Regarding the analysis of the school PPP of the unit, it advocates a collaborative construction, taking into account the clientele it serves, thus having curricular adaptations for the student audience. The teaching of science in the unit has deficiencies in the laboratory and materials for practical classes, but it has landscapes of very rich practical experiences in the school environment as a way of teaching the content of this area of knowledge, thus resignifying the field space as a laboratory in the process of teaching and learning. |
Palavras-chave: | Escola do campo Ensino-aprendizagem Ciências |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25649 |
Data do documento: | 8-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EMMA29122022-MB272.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons