Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Flávio-
dc.date.accessioned2023-01-02T14:20:35Z-
dc.date.available2022-12-26-
dc.date.available2023-01-02T14:20:35Z-
dc.date.issued2021-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25660-
dc.description.abstractThis work is aimed at discussing new approaches to teaching ethnic-racial education through capoeira, emphasizing how capoeira can help to comply with Law 10.639/2003 which makes the teaching of Afro-Brazilian History and Culture mandatory in schools. Elementary and Secondary Education of Public and Private Education Networks. The methodology used was based on the case study and new methodological approaches to ethnic-racial teaching, from the perspective of Afrocentricity, impacting the readings of some official documents such as LDB (1996) and Curriculum Guidelines (2004) for the application of anti-racist legislation (2003, 2004, 2012), as well as authors such as Pastinha (1988); Pires and Soares (2018); Schwarcz (1988), Asante (2009); João (2019), among others. It was theorized how capoeira can be used in the teaching of African and Afro-Brazilian history, as well as the teaching of capoeira can be associated with the practice of an ethnic-racial education in a human development that works with the body, culture and historicity. It was also found that capoeira at first was seen as a marginal practice and that it only appeared in police inquiries and in the penalties of police clerks, becoming a historical and cultural heritage of humanity. The results showed that the practice of capoeira can be associated through different strategies of school and non-school education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-02T14:20:35Z No. of bitstreams: 1 FL26122022.pdf: 1022389 bytes, checksum: a59276fe575f0a3b4a8a0af51fbeec44 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-02T14:20:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FL26122022.pdf: 1022389 bytes, checksum: a59276fe575f0a3b4a8a0af51fbeec44 (MD5) Previous issue date: 2021-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleA capoeira como prática educativa para o ensino da educação das relações étnico-raciais: vamos capoeirarcom o Projeto “Ginga Juazeirinho” (Juazeirinho-PB)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoEste trabalho está voltado para a discussão a respeito das novas abordagens do ensino de educação étnico-racial através da capoeira, enfatizando como a capoeira pode auxiliar no cumprimento da Lei 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura AfroBrasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio das Redes Públicas e particulares de ensino. A metodologia utilizada teve por base o estudo de caso e as novas abordagens metodológicas para o ensino étnico-racial, na perspectiva da afrocentricidade, impactando nas leituras de alguns documentos oficiais tais como LDB (1996) e Diretrizes Curriculares (2004) para a aplicação da legislação antirracista (2003, 2004, 2012), bem como de autores como Pastinha (1988); Pires e Soares (2018); Schwarcz (1988), Asante (2009); João (2019), entre outros. Teorizou-se como a capoeira pode ser utilizada no ensino da história da África e do Afro-Brasileiro, assim como pode ser associada o ensino da capoeira à prática de uma educação étnico-racial em um desenvolvimento humano que trabalha corpo, cultura e historicidade. Verificou-se também que a capoeira a princípio era vista como uma prática marginal e que só aparecia nos inquéritos policiais e nas penas dos escrivães de polícia, passando a ser um patrimônio histórico e cultural da humanidade. Os resultados apontaram que a prática da capoeira pode ser associada através de diferentes estratégias da educação escolar e não-escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FL26122022.pdf998,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.