Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ana Paula de-
dc.date.accessioned2023-01-03T10:37:43Z-
dc.date.available2022-12-26-
dc.date.available2023-01-03T10:37:43Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25662-
dc.description.abstractThe way in which the black child develops his identity, mainly in the social institutions in which he is inserted, influences his self-esteem and, consequently, his way of relating to the world. In order to discuss ethnic-racial relations in early childhood education, the research has the general objective of analyzing the pedagogical practices of Early Childhood Education at CREI related to the positive construction of the identity of black children. And, as specific objectives, to identify the pedagogical practices of Early Childhood Education at CREI related to the positive construction of black identity; Describe the pedagogical practices of Early Childhood Education at CREI related to the positive construction of black identity; Understanding the process of these anti-racist practices in Early Childhood Education. The main theoreticians were: Dias (2015); Gomes (2005); Ivenicki (2020); Cavalleiro (2012), among others. The methodology consisted of qualitative research of the bibliographical and field type, through the application of a questionnaire with three teachers of Early Childhood Education, in the city of João Pessoa. In view of this, we emphasize that one of the results makes it possible to understand that working with diversity during pedagogical practice is one of the elements that can recognize and value differences, which imposes the finding that working with diversity is one of the possibilities for black children to build their identity in a positive way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-03T10:37:43Z No. of bitstreams: 1 APO26122022.pdf: 882628 bytes, checksum: e24f29d968c162ee14f1a01c77f1f528 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-03T10:37:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APO26122022.pdf: 882628 bytes, checksum: e24f29d968c162ee14f1a01c77f1f528 (MD5) Previous issue date: 2022-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCREIpt_BR
dc.subjectEducação - relações étnico-raciaispt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas na educação infantil e relações étnico-raciais: um estudo sobre possibilidades da construção positiva da identidade negra no CREIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoA maneira como a criança negra desenvolve sua identidade, principalmente em instituições sociais em que ela está inserida, influencia sua autoestima e consequentemente sua maneira de se relacionar com o mundo. A fim de discutir relações étnico-raciais na Educação Infantil, a pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas da Educação Infantil no CREI relacionadas à construção positiva da identidade das crianças negras. E, como objetivos específicos, identificar as práticas pedagógicas da Educação Infantil no CREI relacionadas a construção positiva da identidade negra; Descrever as práticas pedagógicas da Educação Infantil no CREI relacionadas a construção positiva da identidade negra; Compreender o processo destas práticas antirracistas na Educação Infantil. As/os principais teóricas/os foram: Dias (2015); Gomes (2005); Ivenicki (2020); Cavalleiro (2012), entre outros. A metodologia consistiu na pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e de campo, por meio da aplicação de um questionário com três professoras da Educação Infantil, na cidade de João Pessoa. Diante disso, destacamos que um dos resultados possibilitam o entendimento de que o trabalho com a diversidade durante a prática pedagógica é um dos elementos que podem reconhecer e valorizar as diferenças, o que impõe a constatação de que o trabalho com a diversidade é uma das possibilidades para que as crianças negras construam sua identidade de forma positiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APO26122022.pdf861,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.