Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMeira, Gláucia de Araújo-
dc.date.accessioned2023-01-03T10:49:47Z-
dc.date.available2022-12-26-
dc.date.available2023-01-03T10:49:47Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25663-
dc.description.abstractThis paper reports and discusses the education of the pedagogue in an integral perspective based on the experience of the student researcher in the monitoring work under the guidance of Professor Rodrigo Silva Rosal de Araújo over the semesters 2019.1, 2019.2 and 2021.1 at the Federal University of Paraíba. The general purpose of the work plan was to understand how the monitoring experiences contributed to the integral formation of the pedagogue. In addiction, the specific objectives of our plan were: a) Understand the conceptions of integrality , pedagogy and monitoring that guide our work; b) Analyze how such conceptions are present in the three monitoring experiences; c) Demonstrate how the monitoring experiences have contributed to the education of the pedagogue. We used qualitative research anchored in Gil (2008) and Biklen (1982), in an approach that highlights the personal understanding of the studied object. As theoretical support, we used the research portrayed by Dantas (2014), Frison (2016), Ferreira (2019), Frânco, Libâneo and Pimenta (2011), Rohr (2013), among others. The relevance of the research is inserted in the need to understand the formative potential of the monitoring activity in the construction of the pedagogue's identity. This was clearly demonstrated in the results of this study.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-03T10:49:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GAM26122022.pdf: 2006646 bytes, checksum: 898e707f3785330171a99cbf015cb810 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-03T10:49:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GAM26122022.pdf: 2006646 bytes, checksum: 898e707f3785330171a99cbf015cb810 (MD5) Previous issue date: 2022-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIntegralidadept_BR
dc.titleAs experiências no trabalho de monitoria: contribuições para a formação da pedagoga numa perspectiva integralpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Rodrigo Silva Rosal de-
dc.description.resumoO presente escrito relata e discute acerca da formação da pedagoga numa perspectiva integral a partir da experiência da estudante pesquisadora no trabalho de monitoria sob a orientação do professor Rodrigo Silva Rosal de Araújo ao longo dos semestres 2019.1, 2019.2 e 2021.1 na Universidade Federal da Paraíba. O objetivo geral do plano de trabalho foi o de compreender como as experiências de monitoria contribuíram na formação integral da pedagoga. De outra parte, os objetivos específicos do nosso plano foram: a) Compreender as concepções de integralidade, pedagogia e monitoria que norteiam o nosso trabalho; b) Analisar como tais concepções estão presentes nas três experiências de monitoria; c) Demonstrar como as experiências de monitoria contribuíram na formação da pedagoga. Utilizamos a pesquisa qualitativa ancorada em Gil (2008) e Biklen e Bogdan (1982), numa abordagem que destaca a compreensão pessoal do objeto estudado. Como suporte teórico, utilizamos as pesquisas retratadas por Dantas (2014), Frison (2016), Ferreira (2019), Franco, Libâneo e Pimenta (2011), Röhr (2013), entre outros. A relevância da pesquisa insere-se na necessidade de compreender o potencial formativo da atividade de monitoria na construção da identidade da pedagoga. Isso ficou claramente demonstrado nos resultados desse estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAM26122022.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons