Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Aline Félix Nascimentos dos-
dc.date.accessioned2023-01-11T13:54:24Z-
dc.date.available2023-01-09-
dc.date.available2023-01-11T13:54:24Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25673-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic demanded reflections regarding the importance of teacher training in basic education, with an emphasis on the inclusion of students with disabilities during the period of social isolation. This monograph focused on the process of inclusion in basic education during remote teaching, as well as the difficulties faced by educators to enable the inclusion of learners with disabilities. It is an integrative literature review, in that study, the integrative review is used as a method for the development of the literature review. This procedure was chosen because it enables the synthesis and analysis of the scientific knowledge already produced on the subject investigated, where five articles were selected from the database of Capes journals, to answer the questions raised on the subject. The exclusion and inclusion criteria of the selected articles were: only articles found in databases/journals, Area of study of human sciences, preferably articles published in the field of education and Articles that bring the formation of teachers in basic education, articles with the year of publication between 2020-2022. After the analysis, as a result of this study, we conclude that the present review provides scientific evidence for the use of teacher training in basic education in the context of the covid-19 pandemic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-11T13:54:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AFNS09012023.pdf: 664327 bytes, checksum: a73087968134231431b044130a43ff11 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-11T13:54:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AFNS09012023.pdf: 664327 bytes, checksum: a73087968134231431b044130a43ff11 (MD5) Previous issue date: 2022-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectProfessor - formaçãopt_BR
dc.titleFormação de professores na promoção da inclusão na educação básica em tempos de pandemia do Covid-19: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Seabra, Magno Alexon Bezerra-
dc.description.resumoA pandemia da Covid-19 demandou reflexões no que se refere à importância da formação de professores na educação básica, com ênfase na inclusão de alunos com deficiência durante o período de isolamento social. Essa monografia debruçou-se sobre o processo de inclusão na educação básica durante o ensino remoto, bem como, as dificuldades enfrentadas pelos educadores para viabilizar a inclusão dos aprendizes com deficiência. trata-se de uma revisão integrativa da literatura, no referido estudo, a revisão integrativa é utilizada como método para o desenvolvimento da revisão da literatura. Este procedimento foi escolhido por possibilitar a síntese e análise do conhecimento científico já produzido sobre o tema investigado onde foram selecionados cinco artigos da base de dados dos periódicos da Capes, a fim de responder os questionamentos levantados sobre a temática. Os critérios de exclusão e inclusão dos artigos selecionados foram: apenas artigos encontrados em base de dados/periódicos, Área de estudo das ciências humanas, preferencialmente artigos publicados no campo da educação e Artigos que tragam a formação de professores na educação básica, artigos com ano de publicação entre 2020-2022. Após a análise temos como resultado desse estudo a conclusão de que a presente revisão proporciona evidências científicas para a utilização da formação de professores na educação básica no contexto da pandemia do covid-19pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFNS09012023.pdf648,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons