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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Annalyne Felipe-
dc.date.accessioned2023-01-16T13:21:59Z-
dc.date.available2023-01-10-
dc.date.available2023-01-16T13:21:59Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25679-
dc.description.abstractThe present work addresses the contributions of pedagogical games as a tool used in the literacy process of children whose general objective is to analyze the pedagogical mediation through games with a view to literacy of children in the 1st year of Elementary Education in a public school. Therefore, it was necessary to discuss what pedagogical games are, emphasizing their use for teaching with the purpose of alphabetizing and understanding the reflections of mediation through the use of this resource for the process of appropriation of alphabetic writing by learners. A field research guided by a qualitative approach was then carried out. As a data collection instrument, participant observation was used with the aid of the application of didactic games. The research subjects were students of a group of the 1st year of Elementary School in the literacy process. To substantiate this work, authors such as: Silva (2015); Kishimoto (2001 and 2011); Kraemer (2007); Rego (2000); Blacksmith (1996 and 1999). In view of the results obtained, the use of pedagogical games is evidenced as necessary resources to be included in the classroom and in the children's school routine, as it allows learning in a playful way, bringing with it a significant learning experience. It is also possible to conclude that pedagogical games focused on literacy involve knowledge of phonological awareness skills and understanding of the functioning of the Alphabetic Writing System.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-16T13:21:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AFL10012023.pdf: 949280 bytes, checksum: 47efebd4d94b5dd7a4a3f6b40553d90b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-16T13:21:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AFL10012023.pdf: 949280 bytes, checksum: 47efebd4d94b5dd7a4a3f6b40553d90b (MD5) Previous issue date: 2022-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleJogos pedagógicos no processo de alfabetização de crianças no 1º ano do ensino fundamental: uma análise de experiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lira, Ildo Salvino de-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda as contribuições dos jogos pedagógicos como ferramenta utilizada no processo de alfabetização das crianças cujo objetivo geral consiste em analisar a mediação pedagógica por meio de jogos com vista à alfabetização de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Para tanto, foi necessário discutir o que são jogos pedagógicos, ressaltando a sua utilização para o ensino com a finalidade de alfabetizar e compreender os reflexos da mediação via emprego desse recurso para o processo de apropriação da escrita alfabética pelos aprendizes. Realizou-se, então, uma pesquisa de campo orientada na abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a observação participante com o auxílio da aplicação de jogos didáticos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental em processo de alfabetização. Para fundamentar este trabalho, destacam-se autores como: Silva (2015); Kishimoto (2001 e 2011); Kraemer (2007); Rego (2000); Ferreiro (1996 e 1999). Diante dos resultados obtidos evidencia-se o uso dos jogos pedagógicos como recursos necessários para serem incluídos em sala de aula e na rotina escolar das crianças, pois permite o aprender de forma lúdica, trazendo consigo uma aprendizagem significativa. Sendo possível concluir, ainda, que os jogos pedagógicos com foco na alfabetização envolvem o conhecimento das habilidades da consciência fonológica e a compreensão do funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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