Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Kerolayne Oliveira da-
dc.date.accessioned2023-01-16T13:58:45Z-
dc.date.available2023-01-11-
dc.date.available2023-01-16T13:58:45Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25680-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the perception of teachers about the influence of the use of screens (televisions, computers, smartphones and tablets) by children in their social-cognitive development. The locus of the investigation is located in the socio-historical-cultural theoretical framework, through the Historical-Cultural perspective of Lev Vygotsky, understanding technology as a socio-cultural artifact of humanity. The methodology used is qualitative and exploratory research, using as a methodological instrument the application of a demographic questionnaire and an interview via a free video platform. Participants are Early Childhood Education and Elementary School teachers (1st to 5th year) from the Northeast region, with at least 20 years of experience in the educational area being the inclusion criterion, and may be professionals from both private institutions and networks. In order to investigate the child's social-cognitive development regarding the use of screens from the teachers' perceptions, the data will be analyzed via Bardin's content analysis using the saturation criterion. Collaborating with studies in the field of education, human development and the cognitive process of learning. In the results, the education professionals interviewed reported perceptions about the influence of the use of screens interfering in children's behavior with dualities in benefits and harms. It is concluded, in line with this, the relevance in the interactionist analysis of paradigms and advances regarding the children's use of screens, revealing the importance of families in medication with the social environment, including the way they use screens and the relationship of subjects with the virtual worldpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-16T13:58:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KOS11012023.pdf: 1799051 bytes, checksum: 394d56cc3d8e53c05d10e753512a2b04 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-16T13:58:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KOS11012023.pdf: 1799051 bytes, checksum: 394d56cc3d8e53c05d10e753512a2b04 (MD5) Previous issue date: 2022-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPercepção do professorespt_BR
dc.subjectInfluênciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento social-cognitivo infantilpt_BR
dc.titlePercepção dos/as professores/as sobre a influência do uso de telas no desenvolvimento infantil: dimensões social e cognitivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Rômulo Lustosa Pimenteira de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos/as professores/as sobre a influência do uso de telas (televisões, computadores, smartphones e tablets) pelas crianças em seu desenvolvimento social-cognitivo. O lócus da investigação situa-se no referencial teórico sócio-histórico-cultural, por meio da perspectiva Histórico-Cultural de Lev Vygotsky, compreendendo a tecnologia como artefato sociocultural da humanidade. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa e exploratória, utilizando como instrumento metodológico aplicação de questionário demográfico e entrevista via plataforma gratuita de vídeo. Os participantes são professores/as da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais (1ª ao 5ª ano) da região Nordeste, tendo como critério de inclusão a experiência na área educacional de no mínimo 20 anos, podendo ser profissionais tanto das instituições particulares quanto das redes públicas. A fim de averiguar o desenvolvimento social-cognitivo infantil quanto o uso de telas a partir das percepções dos/as professores/as, os dados serão analisados via análise de conteúdo de Bardin utilizando o critério da saturação. Colaborando com os estudos da área da educação, desenvolvimento humano e processo cognitivo da aprendizagem. Nos resultados, as profissionais da educação entrevistadas relatam percepções sobre a influência do uso de telas interferindo no comportamento infantil com dualidades em benefícios e malefícios. Conclui-se, em consonância a isto, a relevância na análise interacionista dos paradigmas e avanços quanto o uso infantil de telas revelando a importância familiar na medicação com o meio social incluindo o modo como usam as telas e a relação dos sujeitos com o mundo virtual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KOS11012023.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons