Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25680Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Kerolayne Oliveira da | - |
| dc.date.accessioned | 2023-01-16T13:58:45Z | - |
| dc.date.available | 2023-01-11 | - |
| dc.date.available | 2023-01-16T13:58:45Z | - |
| dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25680 | - |
| dc.description.abstract | The present work aims to analyze the perception of teachers about the influence of the use of screens (televisions, computers, smartphones and tablets) by children in their social-cognitive development. The locus of the investigation is located in the socio-historical-cultural theoretical framework, through the Historical-Cultural perspective of Lev Vygotsky, understanding technology as a socio-cultural artifact of humanity. The methodology used is qualitative and exploratory research, using as a methodological instrument the application of a demographic questionnaire and an interview via a free video platform. Participants are Early Childhood Education and Elementary School teachers (1st to 5th year) from the Northeast region, with at least 20 years of experience in the educational area being the inclusion criterion, and may be professionals from both private institutions and networks. In order to investigate the child's social-cognitive development regarding the use of screens from the teachers' perceptions, the data will be analyzed via Bardin's content analysis using the saturation criterion. Collaborating with studies in the field of education, human development and the cognitive process of learning. In the results, the education professionals interviewed reported perceptions about the influence of the use of screens interfering in children's behavior with dualities in benefits and harms. It is concluded, in line with this, the relevance in the interactionist analysis of paradigms and advances regarding the children's use of screens, revealing the importance of families in medication with the social environment, including the way they use screens and the relationship of subjects with the virtual world | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-16T13:58:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KOS11012023.pdf: 1799051 bytes, checksum: 394d56cc3d8e53c05d10e753512a2b04 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-16T13:58:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KOS11012023.pdf: 1799051 bytes, checksum: 394d56cc3d8e53c05d10e753512a2b04 (MD5) Previous issue date: 2022-12-13 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Percepção do professores | pt_BR |
| dc.subject | Influência | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento social-cognitivo infantil | pt_BR |
| dc.title | Percepção dos/as professores/as sobre a influência do uso de telas no desenvolvimento infantil: dimensões social e cognitiva | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Melo, Rômulo Lustosa Pimenteira de | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos/as professores/as sobre a influência do uso de telas (televisões, computadores, smartphones e tablets) pelas crianças em seu desenvolvimento social-cognitivo. O lócus da investigação situa-se no referencial teórico sócio-histórico-cultural, por meio da perspectiva Histórico-Cultural de Lev Vygotsky, compreendendo a tecnologia como artefato sociocultural da humanidade. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa e exploratória, utilizando como instrumento metodológico aplicação de questionário demográfico e entrevista via plataforma gratuita de vídeo. Os participantes são professores/as da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais (1ª ao 5ª ano) da região Nordeste, tendo como critério de inclusão a experiência na área educacional de no mínimo 20 anos, podendo ser profissionais tanto das instituições particulares quanto das redes públicas. A fim de averiguar o desenvolvimento social-cognitivo infantil quanto o uso de telas a partir das percepções dos/as professores/as, os dados serão analisados via análise de conteúdo de Bardin utilizando o critério da saturação. Colaborando com os estudos da área da educação, desenvolvimento humano e processo cognitivo da aprendizagem. Nos resultados, as profissionais da educação entrevistadas relatam percepções sobre a influência do uso de telas interferindo no comportamento infantil com dualidades em benefícios e malefícios. Conclui-se, em consonância a isto, a relevância na análise interacionista dos paradigmas e avanços quanto o uso infantil de telas revelando a importância familiar na medicação com o meio social incluindo o modo como usam as telas e a relação dos sujeitos com o mundo virtual. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KOS11012023.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
