Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25691
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Luana Ferreira-
dc.date.accessioned2023-01-17T12:01:44Z-
dc.date.available2023-01-11-
dc.date.available2023-01-17T12:01:44Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25691-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) has become one of the most relevant contents within our social and school context, thus presenting a significant growth both in diagnoses and in discussions in school and non-school environments in recent decades, becoming one of the most studied in the fields of health and education. Thus, the present work aims to point out some challenges faced by teachers throughout the pandemic context experienced between the years 2020 to 2022, thus analyzing the pedagogical practice with students diagnosed with ASD and the family-school relationship. For that, the work was carried out from field research in a school in the municipal network of João Pessoa-PB, being guided by bibliographical reviews that brought theoretical subsidies for research that was carried out with 4 teachers of Basic Education and 1 Pedagogical Manager. From this perspective, the work highlights the constant teaching struggle in the inclusion process as a result, as well as the attitudinal barriers present in society and family participation throughout the school career, thus emphasizing the effects of the pandemic on the learning of children with Spectrum Disorder Autistic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-17T12:01:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LFF11012023.pdf: 509743 bytes, checksum: 10e7bf245784f7c0b96e7ad3fcac95ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-17T12:01:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LFF11012023.pdf: 509743 bytes, checksum: 10e7bf245784f7c0b96e7ad3fcac95ac (MD5) Previous issue date: 2022-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectContexto pandêmicopt_BR
dc.titleAprendizagem da criança com TEA no contexto pandêmico: desafios docentes para inclusãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Adenize Queiroz de-
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem se tornado um dos conteúdos mais relevantes dentro da nossa conjuntura social e escolar apresentando assim um crescimento significativo seja em diagnósticos seja em discussões em ambientes escolares e não escolares nas últimas décadas, se tornando um dos temas mais estudados nos campos de saúde e educação. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo apontar alguns desafios enfrentados pelos docentes ao longo do contexto pandêmico vivenciado entre os anos de 2020 a 2022, analisando assim a prática pedagógica com alunos diagnosticados com TEA e a relação família – escola. Para tanto, o trabalho foi realizado a partir da pesquisa de campo em uma escola da rede municipal de João Pessoa-PB, sendo norteado por revisões bibliográficas que trouxeram subsídios teóricos para pesquisa que foi realizada com 4 professoras da Educação Básica e 1 Gestora Pedagógica. Nessa perspectiva, o trabalho destaca como resultado a constante luta docente no processo de inclusão, assim como as barreiras atitudinais presente na sociedade e a participação familiar em todo o percurso escolar, enfatizando assim os efeitos da pandemia na aprendizagem de crianças com o Transtorno do Espectro Autista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFF11012023.pdf497,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons