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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25694
Tipo: Dissertação
Título: Patch BoneAux: uma ferramenta gratuita desenvolvida para auxiliar o aprendizado e aprimoramento do trombone de vara
Autor(es): Alves, Breno Novaes
Primeiro Orientador: Ferreira, Alexandre Magno e Silva
Resumo: A criação e utilização de ferramentas tecnológicas para auxiliar o desenvolvimento musical de aprendizes e profissionais tem se tornado, cada vez mais, frequente na atualidade. No entanto, grande parte dessas ferramentas ainda não atendem, de forma criteriosa, os pressupostos pedagógicos desejados na atividade musical. Percebe-se também uma necessidade de interação por parte dos docentes no ambiente de ensino, e individual para que o mesmo possa incentivar o seu uso. Esse trabalho propôs a criação de um protótipo de programa de acompanhamento digital baseado em Design Science Research e na Teoria do Aprendizado Significativo, capaz de auxiliar no desenvolvimento técnico-musical, tanto no ambiente de estudo quanto no fazer artístico. Além do processo técnico musical, essa ferramenta buscou incentivar a imersão desses músicos no manuseio dessas tecnologias para que pudessem, também, desenvolver ou colaborar na construção desses equipamentos. Uma das premissas deste trabalho, foi que todo processo de desenvolvimento fizesse uso de softwares livres, para incentivar ao aprendizado democrático e gratuito. Assim, o mesmo poderá ser aplicado em escolas públicas, bandas de música, e que não dispõem de um quadro profissional (correpetidores) ou elementos musicais para acompanhar esse desenvolvimento. Esse artefato tem como nome Patch BoneAux, sua estrutura contém camadas de funções e subfunções interconectadas por Object-Oriented desenvolvidas a partir do software livre Pure Data (Pd) com conexões via QjackCtl, Patchage e Qsynth, e Soundfonts acionadas por instruções MIDI para a reprodução e acompanhamento musical. A partir dessas extensões e funcionalidades, buscou-se a flexibilização do andamento do playback para atender os diferentes níveis de complexidade das músicas e que ajudasse os instrumentistas, sobretudo, na utilização de funções como pausa, reprodução e gravação. Como procedimento metodológico, foi criado, a partir do modelo DSR e Teoria do Aprendizado Significativo, para um levantamento sistemático de literatura científica direcionado a esse tipo de produção. A partir da literatura obtida, elaboraram-se requisitos dentro de classes de problema buscando rigor e relevância para a criação desse artefato. Para validação do mesmo, realizou-se um Workshop com 16 especialistas trombonistas (artistas e pedagogos), atuantes no mercado de trabalho musical, com experiência reconhecida por parte da classe nacional de trombonistas da Associação Brasileira de Trombone (ABT), e integrantes do projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), intitulado Trombones na Quarentena. Foi percebido a interação por parte dos profissionais que visualizaram as funcionalidades da ferramenta e afirmaram sobre o impacto positivo que a ferramenta proporcionou. Esse reconhecimento técnico, permitiu compreender a utilidade do artefato para o desenvolvimento técnico-musical desde iniciantes até profissionais atuantes de música.
Abstract: The creation and use of technological tools to facilitate the musical development of professionals and apprentices has become increasingly frequent nowadays. However, most of these tools still do not meet the necessary pedagogical criteria desired in music-making. Indeed, there is a lack of its use in academia, and professionals to encourage its use. This work proposed the creation of a prototype of a digital play-along program based on Design Science Research and the Subsumption Theory, capable of assisting in technical-musical development, both in the study environment and in performance practicing. This tool also sought to encourage the immersion of musicians in handling these technologies. In this way, they could either develop or collaborate on creating this equipment. One of the premises of this work was that the entire development process used open-source software to encourage low-budget learning. Thus, it will be usable in public schools, community bands. This artifact is called Patch BoneAux. Its structure contains layers of functions and subfunctions. All of them are interconnected by Object-Oriented developed from the free software Pure Data (Pd) with connections via QjackCtl, Patchage, and Qsynth, and Soundfonts triggered by MIDI instructions for playback and musical accompaniment. Our goal was to provide a play along containing more flexible tempi to meet the different levels of complexity of the songs. In this way, instrumentalists can perform on rests, playback, and recording. The author also used a systematic survey, The DSR, and the Subsumption Theories as the theoretical basis to conclude his biographical review. Based on the obtained literature, requirements were elaborated within problem classes seeking rigor and relevance for creating this artifact. A Workshop was held by 16 professional trombonists (artists and pedagogues), within members of the project of extension of the Federal University of Paraíba (UFPB), entitled "Trombones in Quarantine" to validate the software. The interaction on the part of the professionals who visualized the tool's functionalities. This technical recognition allowed us to understand the usefulness of the artifact for technical-musical development from beginners to music professionals.
Palavras-chave: Música e tecnologia
Performance musical - Ensino
Música eletrônica
Patch BoneAux - Aplicativo
Trombone
Inovações tecnológicas - Música
Music and technology
Musical performance - Teaching
Electronic music
Patch BoneAux - Application
Technological innovations - Music
Pedagogia da performance
Tecnologia
Performance pedagogy
Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25694
Data do documento: 18-Out-2021
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

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