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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25699
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma proposta de formação continuada para professores de língua portuguesa a partir da produção de textos multimodais |
Autor(es): | Silva Júnior, Eurico Rosa da |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Tiago de Aguiar |
Resumo: | Este estudo investiga a formação dos docentes de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental do município de São José do Egito-PE em relação à produção de textos multimodais conforme prevista na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017). A pesquisa tem como objetivo geral: investigar se as formações continuadas ofertada pelo município de São José do Egito-PE atendem aos pressupostos da BNCC no que tange à produção de textos multimodais nos anos finais do ensino fundamental e os seguintes objetivos específicos: a) analisar a formação dos professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental de São José do Egito-PE referente aos textos multimodais; b) discutir as contribuições da formação continuada para o fazer do docente de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental de São José do Egito-PE; c) oferecer um curso de formação continuada para os docentes de língua portuguesa do município de São José do Egito-PE referente à produção textual multimodal; d) destacar a relevância da produção dos textos multimodais na prática de sala de aula do professor de língua portuguesa; e) apresentar as contribuições trazidas pela BNCC acerca da produção de textos multimodais; f) refletir sobre as estratégias (ou ausência delas) utilizadas pelos professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental de São José do Egito-PE para se apropriarem dos textos multimodais e trabalhar com eles em sua prática docente; e g) contribuir para a conscientização de gestores acerca da importância dos cursos de formação continuada para os professores da educação básica dos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória com abordagem qualitativo-interpretativista. Como base teórica, trazemos as discussões sobre a pedagogia dos multiletramentos e a multimodalidade presentes em Ribeiro (2020), Hissa e Sousa (2020), Fischer (2007), Raulik (2017), Rojo e Barbosa (2015) e Brasil (2017); como contribuições para a formação docente e usos de ferramentas digitais na educação, trazemos os postulados de Veiga (2008), Leitão de Melo (1999), Imbernón (2016), Ferrarezi Júnior (2014), Brasil (1996 e 2020), PESSOA (1986), Guedes (2006), Xavier (2013), Guedes e Viana Júnior (2013), ARAÚJO (2014), Roza e Menezes (2019); para discutir a relevância dos gêneros textuais na sala de aula e sua produção, nos valemos dos postulados de Brasil (2017), Ribeiro (2016 e 2020), Santos, E. (2019), Ferrarezi Júnior e Carvalho (2015), Marcuschi (2008), Porto (2009), Matos e Azevedo (2019), Passarelli (2012), Silva e Luna (2012), Antunes (2009) e Munhoz e Abreu (2019). Para atingir os objetivos desta pesquisa, foram utilizados como procedimentos metodológicos, num primeiro momento, pesquisa bibliográfica, levantamento documental e aplicação de questionários estruturados com os professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental do município citado. Os resultados preliminares evidenciaram as dificuldades enfrentadas pelos docentes no que tange ao uso dos textos multimodais e de sua produção eficaz na sala de aula. Baseado na coleta de dados do questionário foi desenvolvido um curso de 120h para os professores partícipes da pesquisa, tendo em vista a melhoria da qualidade da formação docente e o aprimoramento da prática relacionada à produção de textos multimodais. Nesse segundo momento, foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação. O curso alcançou nossos objetivos pretendidos para esta ação, tendo em vista que os apontamentos das docentes deixam evidente que as discussões travadas durante o curso foram proveitosas e frutíferas para o dia a dia da sala de aula e que as propostas ali lançadas são pertinentes para o uso em sala de aula. Em síntese, partindo ainda dos apontamentos das docentes e de nossas análises, fica evidente também que muito precisa ser feito no tocante à formação docente, no que diz respeito à produção textual multimodal, bem como em relação à conscientização dos docentes para a tomada de decisão quanto à importância de participação efetiva em cursos de formação continuada ofertados pelas mais diversas instituições. |
Abstract: | This study investigates the training of Portuguese-speaking teachers in the final years of elementary school in the municipality of São José do Egito-PE in relation to the production of multimodal texts as provided for in the National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2017). The research has as general objective: to investigate whether the continuing education offered by the municipality of São José do Egito-PE meet the BNCC assumptions regarding the production of multimodal texts in the final years of elementary school and the following specific objectives: a) to analyze the training of Portuguese language teachers in the final years of elementary school in São José do Egito-PE regarding multimodal texts; b) discuss the contributions of continuing education to the work of Portuguese-speaking teachers in the final years of elementary school in São José do Egito-PE; c) offer a continuing education course for Portuguese speaking teachers in the municipality of São José do Egito-PE regarding multimodal textual production; d) highlight the relevance of the production of multimodal texts in the classroom practice of the Portuguese language teacher; e) present the contributions brought by the BNCC on the production of multimodal texts; f) reflect on the strategies (or lack thereof) used by Portuguese language teachers in the final years of elementary school in São José do Egito-PE to appropriate multimodal texts and work with them in their teaching practice; and g) contribute to the awareness of managers about the importance of continuing education courses for teachers of basic education in the final years of elementary school. It is a qualitative and exploratory research with a qualitative-interpretative approach. As a theoretical basis, we bring the discussions on the pedagogy of multiliteracies and multimodality present in Ribeiro (2020), Hissa e Sousa (2020), Fischer (2007), Raulik (2017), Rojo and Barbosa (2015) and Brasil (2017) ; As contributions to teacher training and the use of digital tools in education, we bring the postulates of Veiga (2008), Leitão de Melo (1999), Imbernón (2016), Ferrarezi Júnior (2014), Brazil (1996 and 2020), PESSOA ( 1986), Guedes (2006), Xavier (2013), Guedes and Viana Júnior (2013), ARAÚJO (2014), Roza and Menezes (2019); To discuss the relevance of textual genres in the classroom and their production, we use the postulates of Brasil (2017), Ribeiro (2016 and 2020), Santos, E. (2019), Ferrarezi Júnior and Carvalho (2015), Marcuschi ( 2008), Porto (2009), Matos and Azevedo (2019), Passarelli (2012), Silva and Luna (2012), Antunes (2009) and Munhoz and Abreu (2019). To achieve the objectives of this research, were used as methodological procedures, at first, bibliographic research, documental survey and application of structured questionnaires with Portuguese language teachers of the final years of elementary school in the mentioned municipality. Preliminary results highlighted the difficulties faced by teachers regarding the use of multimodal texts and their effective production in the classroom. Based on the data collection from the questionnaire, a 120-hour course was developed for the teachers participating in the research, with a view to improving the quality of teacher training and improving the practice related to the production of multimodal texts. In this second moment, the methodology of action research was used. The course achieved our intended objectives for this action, considering that the notes of the teachers make it clear that the discussions held during the course were profitable and fruitful for the day to day of the classroom and that the proposals launched there are relevant to the classroom use. In summary, based on the teachers' notes and our analyses, it is also evident that much needs to be done with regard to teacher training, with regard to multimodal textual production, as well as in relation to the awareness of teachers for decision making. regarding the importance of effective participation in continuing education courses offered by the most diverse institutions. |
Palavras-chave: | Formação docente - Língua portuguesa Ensino - Produção de texto BNCC - Base Nacional Comum Curricular Pedagogia - Multimodalidade Teaching training - Portuguese language Teaching - Text Production Pedagogy - Multimodality Ensino de produção de textos multimodais Ferramentas digitais Formação continuada Teaching the production of multimodal texts Digital tools Continuing education |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística e ensino |
Programa: | Mestrado Profissional em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25699 |
Data do documento: | 2-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística |
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