Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSena, Anne Karoline Cantalice-
dc.date.accessioned2023-01-17T13:43:26Z-
dc.date.available2023-01-11-
dc.date.available2023-01-17T13:43:26Z-
dc.date.issued2022-09-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25700-
dc.description.abstractThis Course Completion Work (TCC) has as its object of study the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) of Elementary Education - Initial Years, which establishes a curriculum policy and reformulates the aforementioned teaching stage, requiring teachers to adopt “new” behaviors pedagogical. Thus, the general objective was to analyze the effects of the Base Nacional Comum Curricular of Elementary School I in the context of the practice of Elementary School teachers – Initial Years at Escola Municipal Leônidas Santiago. To achieve this, we reflected on the elaboration of the BNCC's national policy, identifying the political forces that guided the proposal; we know the situated context of the Escola Municipal de Ensino Fundamental Leônidas Santiago and we verify the performance of the teachers of the Elementary School – Early Years in face of the guidelines expressed in the BNCC. The theoretical foundations of the research contemplated the relationship between the regulations and the broader historical, social, political and economic context, as well as the public-private relationship and the approval and implementation scenario from the Temer government and the Proposta Curricular do Estado da Paraíba (PCEP). As an instrument for data collection, we applied the semi- structured script. The investigated subjects comprised five Elementary School teachers and the pedagogical supervisor. The research was based on two analytical methods: policy cycle (BALL et. al., 1992) and content analysis (BARDIN, 2011). Research techniques: document analysis and field research. At the end of the research, it appears that the effects identified were: expansion of technical work, with the change in the structure of the annual planning with the insertion of skill codes; and the concern to fulfill this requirement. Furthermore, the technical profile of the document is observed, precisely because of the lack of knowledge about this policy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-17T13:43:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKCS11012023.pdf: 1720756 bytes, checksum: 2ec933ae3b2e8fd8c65d2f6d2301b6d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-17T13:43:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKCS11012023.pdf: 1720756 bytes, checksum: 2ec933ae3b2e8fd8c65d2f6d2301b6d1 (MD5) Previous issue date: 2022-09-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental anos iniciaispt_BR
dc.titleA base nacional comum curricular: uma análise sobre seus efeitos no contexto da prática de uma escola municipal de João Pessoa- PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Ana Cláudia da Silva-
dc.contributor.advisor2Rodrigues, Adriege Matias-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objeto de estudo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, que estabelece uma política de currículo e reformula a referida etapa de ensino, requerendo dos professores “novas” condutas pedagógicas. Sendo assim, o objetivo geral consistiu em analisar os efeitos da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental I no contexto da prática dos professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Escola Municipal Leônidas Santiago. Para alcançá-lo refletimos sobre a elaboração da política nacional da BNCC identificando as forças políticas que direcionaram a proposta; conhecemos o contexto situado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leônidas Santiago e verificamos a atuação dos professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais frente às orientações expressas na BNCC. Os fundamentos teóricos da pesquisa contemplaram a relação da normativa com o contexto histórico, social, político e econômico mais amplo, bem como a relação público-privada e o cenário de homologação e implementação a partir do governo Temer e na Proposta Curricular do Estado da Paraíba (PCEP). Como instrumento para coleta de dados, aplicamos um roteiro semiestruturado. Os sujeitos investigados compreenderam cinco docentes do Ensino Fundamental e a supervisora pedagógica. A pesquisa apoiou-se em dois métodos analíticos: ciclo de políticas (BALL et. al., 1992) e a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). As técnicas da pesquisa: a análise documental e a pesquisa de campo. Ao término da pesquisa, constata-se que os efeitos identificados foram: ampliação do trabalho técnico, com a mudança da estruturação do planejamento anual com a inserção dos códigos das habilidades; e a preocupação em cumprir tal exigência. Ademais, o perfil tecnicista do documento é observado, justamente pela ausência de conhecimento sobre essa política.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AKCS11012023.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons