Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25701
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Aldenice Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T14:29:25Z | - |
dc.date.available | 2023-01-12 | - |
dc.date.available | 2023-01-17T14:29:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25701 | - |
dc.description.abstract | The main theme of this study refers to relevant aspects in the current brazilian pedagogical context about the reading teaching, under a backdrop perpetrated by the Covid-19 pandemic, which corroborated for significant changes in teaching methodologies of in general, especially with regard to the adoption of virtual classes, triggering profound transformations in school institutions. Therefore, it was adopted as a general objective: analyze the mediation of the reading teaching to the 3rd grade class of Elementary School in the context of virtual classes. And as specific objectives: conceptualize what reading is; to develop reading teaching practices based on the textbook and finally, to relate the textbook and the teaching of reading with the context of virtual classes. The method for achieving this was a field, supported by the specific bibliography, analyzing different positions of authors specialized in the subject in question and materials authored by the researcher that were developed in the classroom with the students. The results show that remote teaching, especially online classes, were not well accepted by some parents and guardians, however, as the days went by, the children adapted to the routine of the new class format, as well as carrying out the activities. Since it was the reading activities that made it possible to carry out various recreational activities during the online classes, which were directly related to the reading teaching process. It is concluded that the reading activities realized through the technological tools and textbook, represents a relevant means that can be worked in conjunction with technological tools, so that, in that sense, they can contribute to the teaching and reading acquisition process. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-17T14:29:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AAS12012023.pdf: 2976136 bytes, checksum: 6e255094ff65e64adbe1ea73f76ae5e0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-17T14:29:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AAS12012023.pdf: 2976136 bytes, checksum: 6e255094ff65e64adbe1ea73f76ae5e0 (MD5) Previous issue date: 2022-12-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Processo de aquisição da leitura | pt_BR |
dc.subject | Aulas virtuais | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Experiências de ensino da leitura em um contexto de aulas virtuais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lira, Ildo Salvino de | - |
dc.description.resumo | O tema principal deste estudo remete a aspectos relevantes no atual contexto pedagógico brasileiro, acerca do ensino da leitura sob um pano de fundo perpetrado pela pandemia de Covid-19, o que corroborou para significativas mudanças nas metodologias de ensino de uma forma geral, principalmente, no que se refere à adoção de aulas virtuais, desencadeando profundas transformações nas instituições escolares. Para tanto, adotou-se como objetivo geral: analisar a mediação do ensino da leitura para uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental em um contexto de aulas virtuais. E como objetivos específicos: conceituar o que é leitura; desenvolver práticas de ensino da leitura a partir do livro didático, e por último, relacionar o livro didático e o ensino de leitura com o contexto das aulas virtuais. O método para a consecução da presente foi o de campo, apoiado por bibliografia específica, analisando diversos posicionamentos de autores especializados no assunto em questão e materiais de autoria da pesquisadora que foram desenvolvidos em sala de aula com os alunos. Os resultados evidenciam que o ensino remoto, especialmente, as aulas online, não foram bem aceitas por parte de alguns pais e responsáveis, no entanto, com o passar dos dias, as crianças foram se adaptando com a rotina do novo formato de aulas, assim como, com a realização das atividades. Sendo que foram as atividades de leitura que possibilitaram a realização de diversas atividades lúdicas, as quais se relacionavam diretamente com o processo de ensino da leitura. Pode-se concluir que, as atividades de leitura realizadas através das ferramentas tecnológicas e do livro didático, são recursos relevantes que podem ser trabalhados de forma conjunta, e assim, contribuir para o ensino e o processo de aquisição da leitura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AAS12012023.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons