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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25705
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Juliana Lima.-
dc.date.accessioned2023-01-17T16:49:01Z-
dc.date.available2023-01-17T16:49:01Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25705-
dc.description.abstractThe bachelor degree of International Relations is composed per curriculum mostly theoretical and ample, which makes way for the students to search and develop competencies and abilities through complementary activities. Thereby, this technological article ascertains how the extension activity, of the junior enterprise Líderi Consultoria Internacional, contributed to the complementarity of graduates of International Relations. Furthermore, presents the consolidation process of Junior Enterprise Movement, specifically of the International Relations courses in Brazil. And, analyze, through personal trajectory, the intervention proposition made at Líderi Jr., as well as the impacts and results in the different instances, in the year 2021. Therefore, was undertaken: a panorama of how the Junior Enterprise Movement sets up amid the courses of International Relations in Brazil; five semi structured interviews with people related to the junior enterprise history, Líderi Jr.; two questionnaires applied for more than 60 members and former members of this; and the presentation, via personal report and obtained results, of interventionist actions developed in the year 2021, within Líderi junior enterprise. As a result of analysis of the information collected, and the technological and social contributions of the intervention activity, it was verified the complementarity of junior enterprise on the graduation of college students of the International Relations course, through the development of skills and leadership in impactful transformations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2023-01-17T16:49:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JLS17012023.pdf: 1023819 bytes, checksum: 78c3c0ae6a397c752192dc2aa2b95a4a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-17T16:49:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JLS17012023.pdf: 1023819 bytes, checksum: 78c3c0ae6a397c752192dc2aa2b95a4a (MD5) Previous issue date: 2022-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComplementaridade em Relações Internacionais.pt_BR
dc.subjectIntervenção empresarial.pt_BR
dc.subjectLíderi Consultoria Internacional.pt_BR
dc.subjectMovimento Empresa Júnior.pt_BR
dc.subjectEmpresa Júnior - panorama nacional.pt_BR
dc.subjectRelações Internacionais.pt_BR
dc.titleO movimento Empresa Júnior nos cursos de Relações Internacionais: formação complementar, breve panorama nacional e relato de experiência de intervenção na Líderi Consultoria Internacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Elia Elisa Cia.-
dc.description.resumoO bacharelado de Relações Internacionais é constituído por uma matriz curricular majoritariamente teórica e abrangente, o que abre precedentes para que os alunos procurem e desenvolvam competências e habilidades, por intermédio de atividades complementares. Nesse sentido, este artigo tecnológico busca averiguar de que modo a atividade extensionista, da empresa júnior Líderi Consultoria Internacional, contribuiu na formação complementar dos estudantes de Relações Internacionais da UFPB. Além disso, apresentar a consolidação do Movimento Empresa Júnior no Brasil, especificamente no bacharelado de Relações Internacionais. E, analisar, através de trajetória pessoal, a proposta de intervenção realizada na Líderi Jr., bem como os impactos e resultados nas diferentes instâncias, no ano de 2021. Para tanto, foi empreendido: um panorama de como o Movimento Empresa Júnior se configurou entre os cursos de Relações Internacionais no Brasil; cinco entrevistas semiestruturadas com pessoas relacionadas à história da empresa Líderi Jr.; dois questionários aplicados para mais de 60 membros e ex-membros desta; e a apresentação, mediante relato pessoal e resultados obtidos, das ações intervencionistas desenvolvidas no ano de 2021 na empresa júnior Líderi. A partir da análise das informações coletadas, e das contribuições tecnológicas e sociais da atividade de intervenção, foi constatado a complementaridade da empresa júnior na formação dos bacharéis de Relações Internacionais, por meio do desenvolvimento de habilidades e protagonismo em transformações de impacto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentRelações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

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