Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25715
Tipo: TCC
Título: PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSÃO DE FRANCÊS PARA OBJETIVO UNIVERSITÁRIO (FOU): APORTES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFPB
Autor(es): GOMES, LINDENBERGUE DE ANDRADE
Primeiro Orientador: Medeiros, Sandra Helena Gurgel Dantas de
Resumo: Nesta pesquisa, destacamos a importância da internacionalização da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, tendo como base a resolução CONSUNI 06/2018 que regulamenta o processo e justifica a necessidade da oferta de cursos de línguas estrangeiras com uma abordagem metodológica na qual o/a estudante em mobilidade internacional entrará em contato com aspectos linguísticos e culturais inerentes ao contexto universitário francês. A partir dessa realidade, e sabendo da ausência de metodologias baseadas no Francês para Objetivo Universitário (doravante FOU), no Plano Político Pedagógico – PPP de Letras/Francês, esta pesquisa, de caráter qualitativo/quantitativo e pesquisa-ação, tem por objetivo principal apresentar uma proposta de ensino baseada na metodologia do FOU. A proposta de um curso de Extensão utilizando essa metodologia nos certifica que a Extensão universitária é um meio, um laboratório que podemos utilizar para a prática e a difusão do ensino de línguas para todos/as, em particular, a língua francesa, por esta não mais fazer parte da grade curricular da escola pública. Buscamos, portanto, demonstrar, através de relatos de experiência, os caminhos que trilhamos para pôr em prática o estudo de língua francesa direcionado para a formação de estudantes que querem partir em mobilidade acadêmica internacional em contexto francês. Para a proposta de curso pautado nos procedimentos metodológicos do FOU, fundamentamo-nos, principalmente, em teóricos/as da área do Francês para Objetivo Específico – FOS e do FOU: Albuquerque-Costa (2011 e 2012), Mangiante e Parpette (2011) e Mourlhon-Dallies (2011), no que tange às pesquisas sobre o intercultural e ensino de Francês Língua Estrangeira – FLE. Nosso aporte teórico é oriundo de Clanet (1993), entre outros. O curso, ainda em fase de desenvolvimento, nos possibilita, desde já, prever, como resultados, um amálgama de conhecimentos linguístico-culturais, tanto para os/as participantes como também proporciona ao professor de francês (pesquisador deste TCC) em formação, reflexões sobre seu fazerpedagógico e experimentar novas metodologias de ensino.
Abstract: Nous soulignons l'importance de l'internationalisation de l'Université Fédérale de Paraíba - UFPB, sur la base de la Résolution CONSUNI 06/2018, qui réglemente ce processus, cela justifie la nécessité d'offrir des cours de langues étrangères avec une approche méthodologique dans laquelle l'étudiant en mobilité internationale sera entré en contact avec les aspects linguistiques et culturels inhérents au contexte universitaire français. Partant de cette réalité, et connaissant l'absence de méthodologies basées sur le Français sur Objectif Universitaire (FOU), sur le PPP (Plan Politique Pédagogique) de Lettres/Français, cette recherche qualitative/quantitative et recherche-action a pour principal objectif de présenter une proposition pédagogique basée sur méthodologie du FOU. Cette proposition de cours d'Extension utilisant cette méthodologie nous certifie que l'Extension Universitaire est un moyen, un laboratoire, que nous pouvons utiliser pour la pratique et la diffusion de l'enseignement des langues pour tous, en particulier la langue française pour ne plus faire partie de l´école publique. Nous cherchons donc à démontrer, à travers des rapports d'expérience, les voies que nous avons empruntées pour mettre en pratique l'étude de la langue française visant la formation d'étudiants qui souhaitent entreprendre une mobilité académique internationale dans un contexte français. Pour cette proposition de cours basée sur les démarches méthodologiques du FOU, nous nous appuyons principalement sur des théoriciens du domaine FOS/FOU : Albuquerque-Costa (2011 et 2012), Mangiante et Parpette (2011) et MourlhonDallies (2011). En ce qui concerne la recherche sur l'interculturel et l'enseignement du Français Langue Étrangère – FLE, notre contribution théorique provient de Clanet (1993), entre autres. Le cours, encore en cours d'élaboration, permet désormais de prédire, de ce fait, un amalgame de savoirs linguistiques-culturels tant pour les participants que pour fournir également à l'enseignant de français (chercheur de ce TCC), en formation, des réflexions sur sa pratique pédagogique et l'expérimentation de nouvelles méthodologies d'enseignement.
Palavras-chave: Francês para Objetivo Universitário;
Formação docente
Intercultural e ensino de FLE;
Mobilidade acadêmica internacional;
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25715
Data do documento: Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lindenbergue - Corrigido.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.