Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Gerlane Mendes Pires de-
dc.creatorCarvalho, Necifran Maia de-
dc.date.accessioned2017-10-09T15:04:32Z-
dc.date.available2017-06-19-
dc.date.available2017-10-09T15:04:32Z-
dc.date.issued2017-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2571-
dc.description.abstractThe present work has asmain axis "The Elderly in Eja: Difficulties and Challenges in the Schooling Process". The Education of Young and Adults recognizing this modality as contribution in the social rescue for this segment of the Brazilian population who had denied its access to basic education yet in the childhood and youth. We have as general objective in our research, to analyze the main challenges and difficulties experienced by the elderly of the Education of Youths and Adults (EJA). The methodology employed in this study is cataloged in the qualitative approach, it is descriptive and bibliographic character yet that it involves datas collection. Our research was carried out at LuízVaz de Camões Municipal School of Primary Education, located in the neighborhood of Mangabeira IV. Among the theoretical references adopted, we havefavoured the production of some authors such as Arroyo (2001), Freire (1979), Gil (2006), Minayo (2001), Neri (2007), Pinto (1982), Pontarolo and Oliveira And Soares (2006), Scortegagna and Oliveira (2010), Silva (2006), Silva and Taam (2009), Sousa (2004), Texeira (2007) and the Elderly Statute Law 10,741, dated October 1, 2003. As a result, we identified that the main difficulties and challenges of the elderly students in the EJA are related to the precariousness of public safety and health. They also feel the need to learn reading and writing in the schooling process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-09T15:04:32Z No. of bitstreams: 1 GMPS 19062017.pdf: 948082 bytes, checksum: b9a863e435f9e1c59957a02940f4211d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-09T15:04:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GMPS 19062017.pdf: 948082 bytes, checksum: b9a863e435f9e1c59957a02940f4211d (MD5) Previous issue date: 2017-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectIdoso - educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.titleO idoso na educação de jovens e adultos: dificuldades e desafios no processo de escolarizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quézia Vila Flor-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795834940015902pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como eixo principal o idoso na Educação de Jovens e Adultos, reconhecendo esta modalidade como contribuição no regaste social para este segmento da população brasileira que teve negado o seu acesso á educação básica ainda na infância e/ou juventude.Temos como objetivo geral em nossa pesquisa, analisar os principais desafios e dificuldades vivenciados pelos idosos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).A metodologia empregada nesse estudo está catalogada na abordagem qualitativa, é de caráter descritivo e bibliográficoà medida que envolve coleta de dados. Nosso pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luíz Vaz de Camões, localizada no Bairro de Mangabeira IV. Entre os referenciais teóricos adotados, privilegiamos a produção de alguns autores como Arroyo (2001) e (2006), Freire (1979),Neri (2007), Pinto (1982), Pontarolo e Oliveira (2006), Rodrigues e Soares (2006), Scortegagna e Oliveira (2010), Silva (2006), Silva e Taam (2009), Sousa (2004), Texeira (2007) e a Estatuto do Idoso Lei no 10.741, de 1o de outubro de 2003. Como resultado identificamos que as principais dificuldades e desafios dos estudantes idosos na EJA estão relacionados com a precariedade da segurança pública em seu acesso a escola, como também a necessidade de aprender a leitura e a escrita no processo de escolarização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GMPS 19062017.pdf925,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.