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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25721
Tipo: TCC
Título: ESPECIFICIDADE DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA FRANCESA PARA A TERCEIRA IDADE: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Autor(es): Guedes, Cláudia Lira
Primeiro Orientador: Gomes, Lavínia Teixeira
Resumo: O aumento populacional das pessoas da terceira idade (PTI) no Brasil é um fato hoje visto com outro olhar. Não apenas o conceito foi mudado, mas também suas características. Mesmo após aposentadas, as PTI continuam produtivas e participativas na sociedade; procuram atividades que favoreçam a sua qualidade de vida física e mental. Partindo desse princípio, o objetivo deste trabalho foi analisar a contribuição do processo de ensino/aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE) e suas especificações para as PTI. Neste trabalho, também objetivamos explicar a importância de uma LE para a saúde mental e abordar a plasticidade cerebral em idosos. Este trabalho é de cunho bibliográfico, realizado através de pesquisas em artigos, teses e revistas da área da gerontologia, neurociências e pedagogia. Ademais, apresentamos uma proposta de sequência didática a ser aplicada no processo de ensino/aprendizagem do FLE para esse público. O presente trabalho pretende contribuir com a área ao trazer mais informações sobre o ensino de língua para a terceira idade, mais especificamente, do FLE. Por fim, concluímos que não existe um tempo preciso para adquirir conhecimentos; as pessoas na maturidade conseguem aprender uma nova língua, mesmo que apresentem algumas dificuldades no processo. A idade não é empecilho para a aprendizagem.
Abstract: L'augmentation de la population des personnes au troisième âge (P3A) au Brésil c’est un fait, aujourd'hui est vu avec un autre regard. Non seulement le concept a été changé, mais aussi ses caractéristiques. Même après la retraite, elles restent productives et participatives dans la société, recherchent des activités que favorisent la qualité de vie physique et mentale. Partant de ce principe, l'objectif de ce travail a été d'analyser la contribution du processus d'enseignement/apprentissage du Français Langue Etrangère (FLE) et ses spécifications pour les P3A. Dans ce travail nous objectivons aussi expliquer de l'importance d'une LE pour la santé mentale et la plasticité cérébrale des personnes âgées. Ce travail est de nature bibliographique, réalisé à travers des recherches dans des articles, des thèses et des magazines dans le domaine de la gérontologie, des neurosciences et de la pédagogie, qui commentent sur le thème. En outre nous avons apporté une proposition de séquence didactique à appliquer dans le processus d'enseignement/apprentissage du FLE pour ces apprenants. Nous espérons que ce travail puisse aider ceux qui ont l'intention de travailler avec le FLE avec ce public. Pour finir, il n'y a pas de moment précis pour acquérir des connaissances et que les personnes en maturité peuvent apprendre une nouvelle langue, même si elles présentent quelques difficultés dans le processus. L'âge n'est pas un obstacle à l'apprentissage.
Palavras-chave: Língua francesa.
Didática.
Terceira idade.
Ensino específico.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25721
Data do documento: Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

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