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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25723| Tipo: | TCC |
| Título: | A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA E DO ENSINO AFRORREFERENCIADOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA |
| Autor(es): | COSTA, KARENN BEATRIZ DE LIMA |
| Primeiro Orientador: | Silva, Franciane Conceição da |
| Resumo: | Em uma perspectiva descolonizada e poética, Rufino (2021) define a educação como um “radical vivo que monta, arrebata e alumbra os seres e as coisas do mundo”. Ou seja, que dá vida e significância a nossa existência enquanto seres pensantes e plurais. O objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso, além da discussão das Leis 10.639/03 e 11.645/8 e a sua finalidade nas instituições de ensino, é discutir a importância e relevância de se propor uma educação plurirracial durante a própria formação docente, a partir de reflexões sobre os caminhos possíveis de transformação dada às experiências no projeto de extensão universitária, Tessituras Negras, vinculado ao Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para isso, delineou-se os seguintes objetivos específicos: Explanar a importância de uma formação docente contra-hegemônica através da extensão universitária e formação continuada; identificar os desafios entre teoria e prática ao pensar e propor um ensino afrorreferenciado, bem como evidenciá-lo; apresentar as experiências vivenciadas e resultados visualizados no projeto de extensão: Tessituras Negras. Para alcançar esses objetivos foram analisados os produtos e relatos dos/as educadores/as participantes dos projetos de extensão. Portanto, este trabalho traz à luz os seguintes questionamentos: Como transformar a literatura negro brasileira em uma ferramenta pedagógica? Além disso, cientes de que há uma jurisdição acerca do ensino da história e literatura negra, por que ainda é comum a ausência dessa literatura na sala de aula? O que ocasiona esses professores não trabalharem essas questões, mesmo havendo conteúdo necessário e obrigatórios? Com base nas experiências vivenciadas no referido projeto de extensão, propomos um percurso que delimita, debate e investiga a realidade dos educadores(as) participantes do projeto, no que diz respeito ao ensino de literatura negra no Brasil, promovendo, consequentemente, uma educação antirracista. |
| Abstract: | In a decolonized and poetic perspective, Rufino (2021) defines education as a “living radical that assembles, snatches and illuminates the beings and things of the world”. In other words, it gives life and significance to our existence as thinking and plural beings. The main objective of this course conclusion work, in addition to the discussion of Laws 10.639/03 and 11.645/8 and their purpose in educational institutions, is to discuss the importance and relevance of proposing a pluriracial education during teacher training itself, the from reflections on the possible paths of transformation given to the experiences in the university extension project, Tessituras Negras, linked to the Extension Scholarship Program (PROBEX) of the Federal University of Paraíba (UFPB). For this, the following specific objectives were outlined: To explain the importance of counter-hegemonic teacher training through university extension and continuing education; Identify the challenges between theory and practice when thinking and proposing an Afro-referenced teaching, as well as highlighting them; Present the experiences and results seen in the extension project: Tessituras Negras. To achieve these objectives, the products and reports of the educators participating in the extension projects were analyzed. Therefore, this work brings to light the following questions: How to transform Brazilian black literature into a pedagogical tool? Furthermore, aware that there is a jurisdiction over the teaching of black history and literature, why is the absence of such literature in the classroom still common? What causes these teachers not to work on these issues, even with necessary and mandatory content? Based on the experiences lived in the aforementioned extension project, we propose a path that delimits, debates and investigates the reality of the educators participating in the project, with regard to the teaching of black literature in Brazil, consequently promoting an anti-racist education. |
| Palavras-chave: | Formação docente. Educação antirracista. Extensão universitária. Literatura e ensino afrorreferenciado. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25723 |
| Data do documento: | Jul-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
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