Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25739Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Beatriz Rodrigues | - |
| dc.date.accessioned | 2023-01-18T14:18:58Z | - |
| dc.date.available | 2023-01-12 | - |
| dc.date.available | 2023-01-18T14:18:58Z | - |
| dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25739 | - |
| dc.description.abstract | This work analyzes the teacher's role in discovering and meeting the educational needs of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. This approach is necessary, as more and more children and adults present TDAH behaviors and families and educational institutions do not have enough information and resources to understand and live with these individuals. The objective of this analysis is to reflect on the teacher's role in the process of discovering and knowing the educational needs of students with TDAH and what pedagogical methods can be applied to assist in the learning process of these students. This analysis was carried out through bibliographic reviews researched in books, articles, magazines, materials available online and other materials by authors who study the topic. Research has shown that problems and losses in an individual's social and educational life can be minimized through professional and specific work specifically for students with TDAH. The biggest problems identified are often the lack of knowledge about the disorder addressed and the lack of sensitivity to identify it. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-18T14:18:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BRS12012023.pdf: 366185 bytes, checksum: 4551b5d18e2d562532220ace4a172ddb (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-18T14:18:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BRS12012023.pdf: 366185 bytes, checksum: 4551b5d18e2d562532220ace4a172ddb (MD5) Previous issue date: 2022-12-13 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade | pt_BR |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject | Educação básica | pt_BR |
| dc.title | A atuação docente junto a estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na educação básica | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Dantas, Taísa Caldas | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho analisa o papel do professor na descoberta e no atendimento às necessidades educacionais de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Essa abordagem se faz necessária, pois cada vez mais crianças e adultos apresentam comportamentos de TDAH e as famílias e instituições educacionais não dispõem de informações e recursos suficientes para compreender e conviver com esses indivíduos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o papel do professor no processo de descoberta e conhecimento das necessidades educacionais do aluno com TDAH e quais os métodos pedagógicos podem ser aplicados para auxiliar no processo de aprendizado desses estudantes. Essa análise foi realizada por meio de revisões bibliográficas pesquisadas em livros, artigos, revistas, materiais disponíveis online e outros materiais de autores que estudam o tema. A pesquisa apontou que problemas e prejuízos na vida social e educacional de um indivíduo podem ser minimizados por meio de um trabalho docente comprometido e de uma equipe multiprofissional voltada especificamente para alunos com TDAH. Os maiores desafios identificados foram a falta de conhecimento sobre a necessidade educacional abordada e a falta de sensibilidade para identificação do TDAH no processo educativo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BRS12012023.pdf | 357,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
