Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Poliana Maria da-
dc.date.accessioned2023-01-18T14:37:33Z-
dc.date.available2023-01-12-
dc.date.available2023-01-18T14:37:33Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25741-
dc.description.abstractThis Course Completion Work (TCC) had the general objective of analysing the challenges of young students of Youth and Adult Education (EJA) about their teaching- learning process during the Covid-19 pandemic. As specific objectives, it was intended to: identify the main challenges faced by EJA young people to follow classes during the pandemic period; describe the possible achievements attained by students through EJA, in the situation of public calamity, in confrontation; present youth protagonism in EJA, giving voice to students and their reflections on the importance of EJA. The methodology adopted for the construction of this study has an exploratory bias according to Lakatos and Marconi (2016). For the generation of data, the procedure categorized by Silva and Menezes (2001) as data collection was applied, in which a semi-structured questionnaire, containing 22 questions, with 12 young people, chosen at random, aged between 15 and 23 years, from three different schools in the city of João Pessoa-PB. The analysis of the obtained results was made in a qualitative way, in a critical perspective. The results of the survey showed that the lower the socioeconomic conditions of young people, the more difficulties they encountered in following classes in digital format. Other social factors such as age group, gender, family composition and race/colour and lack of public resources to enable the offer of the modality by digital means, also interfered in the permanence/dropout of young people in EJA. It was also concluded that the didactic-pedagogical actions of teachers and school management, as well as the affective relationships built through social networks between students, teachers and administrators, helped in student learning, being cited as fundamental in motivating young people to remain in classes during the pandemic, as well as the absence of these actions was seen as an aggravating factor, which contributed to the evasion of young people from EJA, during the pandemic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-18T14:37:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PMS12012023.pdf: 2129256 bytes, checksum: 293e98c3232ae283551324f7ab5418fa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-18T14:37:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PMS12012023.pdf: 2129256 bytes, checksum: 293e98c3232ae283551324f7ab5418fa (MD5) Previous issue date: 2022-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProtagonismo juvenilpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.titleProtagonismo juvenil na Educação de Jovens e Adultos durante a pandemia da Covid-19: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ireland, Timothy Denis-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo geral analisar os desafios dos estudantes jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre seu processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia da Covid-19. Como objetivos específicos, pretendeu-se: identificar quais os principais desafios enfrentados pelos jovens da EJA para acompanhar as aulas no período da pandemia; descrever as possíveis conquistas alcançadas pelos estudantes através da EJA, na situação de calamidade pública, em enfrentamento; apresentar o protagonismo juvenil na EJA, dando voz aos estudantes e suas reflexões sobre a importância da EJA. A metodologia adotada para a construção deste estudo tem viés exploratório de acordo com Lakatos e Marconi (2016). Para a geração dos dados, optou-se pelo procedimento categorizado por Silva e Menezes (2001) como levantamento de dados, no qual foi aplicado um questionário semiestruturado, contendo 22 perguntas, junto a 12 jovens, escolhidos aleatoriamente, com faixa etária entre 15 e 23 anos, de três escolas distintas do município de João Pessoa- PB. A análise dos resultados obtidos foi feita de modo qualitativo, numa perspectiva crítica. Os resultados da pesquisa mostraram que quanto menores as condições socioeconômicas dos jovens, mais dificuldades foram encontradas para o acompanhamento das aulas em formato digital. Outros fatores sociais como faixa etária, gênero, composição familiar e raça/cor e falta de recursos públicos para viabilizar a oferta da modalidade por meios digitais, também interferiram na permanência/evasão dos jovens na EJA. Concluiu-se ainda que, as ações didático-pedagógicas dos professores e da gestão escolar, bem como as relações de afetividade construídas através das redes sociais entre alunos, professores e gestores auxiliaram na aprendizagem dos estudantes, sendo citadas como fundamentais na motivação dos jovens para permanência nas aulas, durante a pandemia, assim como a ausência dessas ações foi tida como fator agravante, que contribuiu para a evasão de parte dos jovens da EJA, na pandemia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMS12012023.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons