Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25742
Tipo: | TCC |
Título: | Uma sequência didática aplicada em aulas remotas envolvendo o tema lixo para o ensino de cinética química |
Autor(es): | Lucena Filho, Leondiniz Carvalho de |
Primeiro Orientador: | Weber, Karen Cacilda |
Resumo: | Este trabalho propõe uma sequência didática, baseada nos princípios da interdisciplinaridade e da contextualização, para trabalhar os conteúdos de cinética química no Ensino Médio, utilizando uma abordagem CTSA e a metodologia dos três momentos pedagógicos. O tema central escolhido para ser trabalhado na sequência didática foi o lixo, relacionando com a Paraíba e o cotidiano dos alunos para trabalhar os conteúdos de Química. Dessa forma, procurou-se trabalhar os conteúdos de forma a aproximar do contexto presente e facilitar a aprendizagem dos alunos, com o objetivo final de transpor as dificuldades dos alunos e assim conseguir um ganho na aprendizagem dos conceitos trabalhados. A sequência didática foi aplicada emuma escola pública da cidade de João Pessoa, em turmas de segundo ano do Ensino Médio, de forma remota durante o período da pandemia. A coleta de dados foi feita por meio de questionários, numa perspectiva de pesquisa qualitativa, aplicados no início e no final da aplicação da sequência didática. Os resultados indicam que houve uma melhora na capacidade dos alunos de relacionar o conteúdo escolar com a vida em sociedade e o meio ambiente. |
Abstract: | This work proposes a didactic sequence, based on the principles of interdisciplinarity and contextualization, to work with the contents of chemical kinetics in high school, using a CTSA approach and the methodology of the three pedagogical moments. The central theme chosen to be worked on in the didactic sequence was garbage, relating it to Paraiba and the daily lives of students to work on Chemistry content. In this way, we tried to work with the contents in order to approach the present context and facilitate the students' learning, with the final objective of overcoming the students' difficulties and thus achieving a gain in the learning of the worked concepts. The didactic sequence was applied in a public school in the city of João Pessoa, in second-year high school classes, remotely during the pandemic period. Data collection was done through questionnaires, in a qualitative research perspective, applied at the beginning and at the end of the application of the didactic sequence. The results indicate that there was an improvement in the students' ability to relate school content to life in society and the environment. |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade e aprendizagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25742 |
Data do documento: | 29-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LCLF18012023.pdf | 783,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.