Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25743
Tipo: TCC
Título: Afetividade na relação pedagógica anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Ferreira, Winits Soares
Primeiro Orientador: Lula, Aurora Camboim Lopes de Andrade
Resumo: O afeto, presente no relacionamento entre professor e aluno, gera possibilidades de diálogos que contribuem para um melhor entendimento de como os educandos aprendem, refletem e agem, ou seja, favorecem o desenvolvimento de uma aprendizagem com significado, pois compreende-se que as crianças possuem suas individualidades e precisam ser reconhecidas. O presente trabalho tem por objetivo analisar a compreensão das professoras do ensino fundamental, anos iniciais, sobre a afetividade na relação entre professor/a e aluna/o. Como essa afetividade está sendo colocada em prática nos anos iniciais? A pesquisa de campo foi realizada com duas professoras de uma escola da rede privada e duas professoras de uma escola da rede pública. Adotamos, como base metodológica, a pesquisa bibliográfica e exploratória com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas estruturadas com as professoras do ensino fundamental anos iniciais. Utilizamos como base teórica os autores Wallon (1968), Piaget (1998), Vygotsky (1998), Paulo Freire (1996) por meio de um diálogo reflexivo sobre afetividade alicerçados nas teorias psicológicas e a educação. Os resultados evidenciaram que as professoras acreditam que uma educação afetiva é indispensável para um melhor desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem das crianças.
Abstract: Affection, present in the relationship between teacher and student, generates possibilities for dialogues that contribute to a better understanding of how students learn, reflect and act, that is, favor the development of meaningful learning, as it is understood that children have their individualities and need to be recognized. This work aims to analyze the understanding of elementary school teachers, early years, on the affectivity in the relationship between teacher and student. How is this affection being put into practice in the early years? Field research was carried out with two teachers from a private school and two teachers from a public school. We adopted, as a methodological basis, bibliographical and exploratory research with a qualitative approach. Data were collected through structured interviews with elementary school teachers in the early years. We use Wallon (1968), Piaget (1998), Vygotsky (1998), Paulo Freire (1996) as a theoretical basis through a reflective dialogue on affectivity based on psychological theories and education. The results showed that the teachers believe that an affective education is essential for a better development in the teaching and learning process of children.
Palavras-chave: Afetividade
Emoções
Educação significativa
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25743
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WSF12012023.pdf524,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons