Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2574Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Arruda, Thaline Cabral | - |
| dc.date.accessioned | 2017-10-10T13:50:46Z | - |
| dc.date.available | 2017-06-19 | - |
| dc.date.available | 2017-10-10T13:50:46Z | - |
| dc.date.issued | 2017-06-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2574 | - |
| dc.description.abstract | The present work has the theme of Statistical Education in the Literacy Cycle. It addresses the historical path of its inclusion in the school context; The regulation of this content in official curriculum documents, with a view to teaching citizenship; Teacher training and the introduction of graphics in school. The objective of this research was to identify the contribution of the problematization in the work with graphs, in the understanding of concepts of Statistical Education in the Literacy Cycle. Through a qualitative and participatory research, activities involving graphics were applied in a class of the 3rd year of a public school in João Pessoa. For the elaboration of this study we use as main theoretical sources Guimarães (2009), Selva (2009), Lopes (2004), Lopes and Carvalho (2005), Gitirana (2014), Guimarães and Oliveira (2014), National Curricular Parameters , 1997) and the Conceptual and Methodological Elements for the Definition of Learning Rights (BRAZIL, 2012). We found that the construction, reading and interpretation of graphs are complex processes for children, especially when they have implicit values and when comparing and combining values in the additive field is required. To contribute to the students' resourcefulness, it is necessary for the teacher to emphasize these aspects more and more, especially with graphs constructed from interests pertinent to this level of schooling. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-10T13:50:46Z No. of bitstreams: 1 TCA19062017.pdf: 1934298 bytes, checksum: f8ce7970e3730e252c8497d167f32df9 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-10T13:50:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCA19062017.pdf: 1934298 bytes, checksum: f8ce7970e3730e252c8497d167f32df9 (MD5) Previous issue date: 2017-06-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização matemática | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Educação estatística | pt_BR |
| dc.title | A educação estatística no ciclo da alfabetização: problematizando os gráficos | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Azeredo, Maria Alves de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0309471026419288 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema elementos da Educação Estatística no Ciclo de Alfabetização. Aborda o percurso histórico de sua a inclusão no âmbito escolar; da regulamentação desse conteúdo em documentos oficiais de currículo, na perspectiva de um ensino para a cidadania; da formação do professor e da introdução de gráficos na escola. O objetivo dessa pesquisa foi identificar a contribuição da problematização no trabalho com gráficos, na compreensão de conceitos da Educação Estatística no Ciclo de Alfabetização. Por meio de uma pesquisa de caráter qualitativo e participante foram aplicadas atividades envolvendo gráficos em uma turma do 3o ano de uma escola pública de João Pessoa. Para a elaboração desse estudo utilizamos como principais fontes teóricas Guimarães (2009), Selva (2009), Lopes (2004), Lopes e Carvalho (2005), Gitirana (2014), Guimarães e Oliveira (2014), os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e os Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem (BRASIL, 2012). Constatamos que a construção, leitura e interpretação de gráficos são processos complexos para as crianças, principalmente quando apresentam valores implícitos e quando se exige comparação e combinação de valores no campo aditivo. Para contribuir na desenvoltura dos alunos, é necessário que o professor enfatize cada vez mais, estes aspectos, principalmente com gráficos construídos a partir de interesses pertinentes a esse nível de escolaridade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCA19062017.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
