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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlcantara, Joyce Rodrigues Silva-
dc.date.accessioned2023-01-19T13:27:02Z-
dc.date.available2023-01-12-
dc.date.available2023-01-19T13:27:02Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25761-
dc.description.abstractThe Curricular Supervised Internship is a mandatory discipline and is configured as an important theoretical-practical instrument in teacher training courses, allowing initiation to teaching and articulation with theory and practice. The present work aims to debate the relationship theory and practice that was constructed through the Supervised Internship in Early Childhood Education, specifically with regard to overcoming the dichotomy between theory and practice and the contributions of this discipline to the formation of the pedagogue. Taking into account the important role that the Brazilian educational legislation played, with the aim of improving supervised internship, early childhood education and teacher training courses, specifically, the Pedagogy Degree course of the Federal University of Paraíba, addressed in this work. This is a qualitative research, carried out through documentary research, where the object of the research was the supervised internship, seeking to describe and analyze the phenomena that occurred at the time the supervised internship occurred in Early Childhood Education. The documentary research is based on the analysis of documents such as: Political Project of the Pedagogy Course, Course Plan of supervised internship ii, in early childhood education my Supervised Internship Report in Early Childhood Education and my Internship Activity Plan (PAE). In which the elements of documentary analysis deal with: Time in the field of Internship, workload of the discipline, the theoretical foundation for the supervised internship in early childhood education, the elaboration of the activity plan (PAE) for the regency, the space of the child III, the relationships and my intervention and finally, the pedagogical practices of regency in early childhood education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-19T13:27:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRSA12012023.pdf: 7795012 bytes, checksum: 4074c278a38d537a0c0f575655d26e84 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRelação teoria e práticapt_BR
dc.titleA relação teoria e prática no estágio supervisionado em educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Maria da Conceição Gomes de-
dc.description.resumoO Estágio Supervisionado Curricular é uma disciplina obrigatória e configura-se como um importante instrumento teórico-prático nos cursos de formação de professores, permitindo a iniciação à docência e articulação com a teoria e prática. O presente trabalho possui como objetivo debater a relação teoria e prática que foi construída através do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, especificamente no que tange a superação da dicotomia entre teoria e prática e as contribuições da referida disciplina para a formação do pedagogo. Levando em consideração o importante papel que a legislação educacional brasileira desempenhou, com o intuito de melhoria do Estágio Supervisionado, da Educação Infantil e dos cursos de formação de professores, especificamente, o curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, abordado neste trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio da pesquisa documental, onde o objeto da pesquisa foi o estágio supervisionado, buscando descrever e analisar os fenômenos ocorridos na época em que aconteceu o estágio supervisionado na Educação Infantil. A pesquisa documental possui como base a análise de documentos tais como: Projeto Político do Curso de Pedagogia, Plano de curso da disciplina de Estágio Supervisionado II, em Educação Infantil o meu Relatório de Estágio Supervisionado em Educação Infantil e meu Plano de Atividades de Estágio (PAE). Nos quais os elementos de análise documental versam sobre: Tempo no campo de Estágio, carga horária da disciplina, a fundamentação teórica para o estágio supervisionado na educação Infantil, a elaboração do plano de atividades (PAE) para as regências, o espaço do infantil III, as relações e minha intervenção e por fim, as práticas pedagógicas das regências na educação infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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