Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25772
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFinco, Mateus David-
dc.date.accessioned2023-01-19T14:08:46Z-
dc.date.available2023-01-19T14:08:46Z-
dc.date.issued2022-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25772-
dc.description.abstractEducation in Brazil has been going through several transformations, demanding new knowledge and didactic organization of schools.In view of these changes, interdisciplinary planning presents a proposal for integration and new learning in the school context. The main objective of this study was to investigate the influence of Indoor Hockey practices on English language learning activities. This research has a qualitative nature, with descriptive and crosssectional aspects. Twelve High school students, aged between 14 and 20 years old, of both sexes, enrolled in a school in the city of João Pessoa took part in this study. For the analysis of responses,the construct of the experiential metafunction was used, which is carried out linguistically through the Transitivity System, one of the most used for linguistic investigation. As main results, the level of interest and motivation of the participants was satisfactory, both in class and outside of it with informal interaction with teachers. It was also possible to observe the interest in some of the students' responses in having more contact with the English language, which may suggest an openness to models of bilingual schools, both at the Elementary and High School levels. In conclusion, we realize that each interdisciplinary experience leaves a legacy for excellence in Education, generating feedback on partnerships, which can foster areas, especially Languages. This articulation between English Language Teaching and Physical Education enabled students to be protagonists and critics about their own learning, using different resources.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-19T14:08:46Z No. of bitstreams: 1 TCC_FINCO_OFICIAL.pdf: 2017266 bytes, checksum: 1e876c00f106fd6415c688d10dc19260 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-19T14:08:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_FINCO_OFICIAL.pdf: 2017266 bytes, checksum: 1e876c00f106fd6415c688d10dc19260 (MD5) Previous issue date: 2022-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLíngua Inglesa, Hóquei, Interdisciplinaridade, Ensino Médio, Aprendizagem.pt_BR
dc.titleJOGANDO, INTERAGINDO E APRENDENDO: CONEXÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE ESPORTES E A LÍNGUA INGLESApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Anderson Alves De-
dc.description.resumoA Educação no Brasil vem passando por diversas transformações, exigindo novos conhecimentos e organização didática das escolas. Tendo em vista estas mudanças, o planejamento interdisciplinar apresenta uma proposta de integração e novas aprendizagens no contexto escolar. O objetivo geral deste estudo é investigar a influência de práticas esportivas da modalidade Hóquei Indoor na aprendizagem da Língua Inglesa. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, de característica descritiva e de corte transversal. Participaram 12 discentes do Ensino Médio, com idades entre 14 a 20 anos de idade, de ambos os sexos, matriculados em uma Escola da cidade de João Pessoa. Para a análise das respostas, utilizouse o construto da metafunção experiencial, que se realiza linguisticamente por meio do Sistema de Transitividade, um dos mais utilizados para investigação linguística. Como principais resultados, verificou-se o interesse e a motivação dos participantes, tanto no convívio nas aulas quanto fora dela com a interação informal com os docentes. Também foi possível observar o interesse em algumas das respostas dos discentes em terem mais convivência com a língua inglesa, o que pode sugerir a abertura para modelos de escolas bilíngues, tanto a nível do Ensino Fundamental quanto do Médio. Como considerações finais percebemos que cada experiência interdisciplinar deixa um legado para a excelência da Educação, gerando uma retroalimentação sobre as parcerias, que podem fomentar as áreas, em especial a de Linguagens. Esta articulação entre o Ensino de Língua Inglesa e Educação Física, possibilitou aos discentes serem protagonistas e críticos sobre a sua própria aprendizagem, utilizando diferentes recursospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FINCO_OFICIAL.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.