Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25780
Tipo: Dissertação
Título: O uso do celular como dispositivo no processo ensino-aprendizagem: um estudo sobre bullying a partir das averiguações nas histórias em quadrinhos
Autor(es): Moreira, Cledenilson Valdevino
Primeiro Orientador: Maciel, João Wandemberg Gonçalves
Resumo: O presente estudo compreendeu atividades pedagógicas voltadas para a aprendizagem dos alunos do 8º ano de uma escola pública do município de Pedro Velho-RN, de forma virtual, através de aulas remotas diante da pandemia de Covid - 19 que se alastrou pelo mundo e atingiu o Brasil. No contexto do mundo contemporâneo, quando da realização de atividades remotas, utilizando-se do celular, é relevante que a escola possibilite aos alunos aprendizagem significativa, a exemplo da leitura de histórias em quadrinhos, mediante a utilização de instrumentos tecnológicos digitais. O objetivo geral do estudo em questão, consistiu em compreender como o dispositivo celular contribui para a leitura dos alunos, utilizando-se dos gêneros discursivos/textuais histórias em quadrinhos, como suporte ao estudo acerca do combate à prática de bullying. Como objetivos específicos, buscou aprimorar a aprendizagem dos alunos, atendo-se à importância da leitura de histórias em quadrinhos, direcionadas à ação contra o bullying, na escola e no contexto social; compreender como as histórias em quadrinhos contribuem para combater atos de bullying; realizar comparações das visões dos alunos sobre bullying, produzindo podcast no dispositivo celular, a partir das leituras efetivadas e das discussões travadas durante o estudo. A fundamentação teórica ancorou-se nos pressupostos teóricos de Marcuschi (2008), de Antunes (2012), de Arantes (2015), de Bakhtin (2003), de Fante (2012), de Vergueiro (2004), dentre outros. Os procedimentos metodológicos aplicados compreenderam a pesquisa-ação de cunho intervencionista, a leitura de textos, a observação participante, a pesquisa documental, a roda de conversa e a oficina pedagógica. Esses instrumentos de estudo possibilitaram a realização do estudo com os alunos, considerando a utilização fundamental do dispositivo celular. Houve estudo de HQs pesquisadas pelos alunos e outras direcionadas pelo professor-pesquisador, atividade sobre como estudar pelo celular e de como combater o bullying, e por fim, a produção de podcast coletivo. Os resultados foram satisfatórios com o aprimoramento da leitura dos alunos, com mais assimilação de conhecimentos sobre o combate aos atos de bullying na família e na escola, com aprendizado mais dinâmico no tocante à leitura e ao novo procedimento de pesquisar e de ler a partir da utilização pedagógica das ferramentas digitais contemporâneas, consubstanciando, assim, uma aprendizagem significativa para todos os participantes.
Abstract: The present study comprised pedagogical activities aimed to the learning of the eighth grade students in a public school located in Pedro Velho-RN, in a virtual way, through remote classes in the face of Covid – 19 pandemic that spread throughout the world and reached Brazil. In the context of the contemporary world, when the realization of remote activities, using a cell phone, it’s relevant that the school enable students meaningful learning, through comic books, reading and the use of digital technological instruments. The general objective of the study has consisted of understanding how the cell phone has contributed to the students reading, using textual and discourse genres, comic books, as a support study about fighting bullying. As specific objectives, has enhanced the students learning, given the importance of reading comic books, targeted actions against bullying, in a school and in a social context; understanding how comic books contribute to combat acts of bullying, comparisons of students views about it, produce a podcast on a cell phone, through readings and discussions during the study. According to theoretical assumptions like Marcuschi (2008), Antunes (2012), Arantes (2015) Bakhtin (2003), Fante (2012), Vergueiro (2004), among others. The applied methodological procedures understanding an action research of interventionist nature, text reading, participation, and a documental research, circle conversation and pedagogical workshop. These study instruments made it possible to carry out the study with students. The use of cell phone was fundamental. Students researched about HQs; and others directed by the teacher-researcher, activities how to study using a cell phone, to combat bullying, and finally the collective podcast production. The results were satisfactory with the improvement of students reading, with more knowledge assimilation about bullying combat at school and family, more dynamic learning about reading and the new search procedure and reading through pedagogical use of contemporary digital tools, this way, a meaningful learning for all participants.
Palavras-chave: Celular
Bullying
Histórias em quadrinhos
Leitura
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25780
Data do documento: 26-Abr-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CledenilsonValdevinoMoreira_DST (1).pdfDissertação7,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CledenilsonValdevinoMoreira_Termo.pdfTermo de autorização137,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons