Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25804
Tipo: Dissertação
Título: Como percebo o mundo ao meu redor? Uma estratégia de ensino dos sentidos e da percepção que desenvolve habilidades do letramento científico
Autor(es): Fernandes, Cleodon Ronaldo Rego
Primeiro Orientador: Albuquerque, Fabíola da Silva
Resumo: O conhecimento científico tem sido, cada vez mais, produzido e usado pela humanidade para explicar fenômenos, resolver problemas e criar tecnologias. Apesar desse crescente impacto da ciência na sociedade, o ensino de Biologia tem se caracterizado principalmente pela transmissão de conteúdos que não englobam o entendimento da natureza da ciência. Diversos estudos indicam que uma aprendizagem significativa, capaz de formar alunos críticos e atuantes, é potencializada pelo engajamento destes em atividades investigativas que permitam uma aproximação com as ideias e ferramentas típicas do fazer científico, tornando-os cientificamente letrados. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou desenvolver Sequências de Ensino Investigativas (SEI) crescentes em grau de complexidade e de liberdade intelectual sobre os temas sentidos e percepção, alinhadas à promoção do letramento científico em estudantes do Ensino Médio. A organização dessas sequências em formato de um guia constituiu nosso objetivo como produto pedagógico, de modo a permitir a outros professores o desenvolvimento dessas sequências de ensino. O trabalho foi realizado com 21 alunos de duas turmas do Ensino Médio (2ª e 3ª séries) de uma escola pública da cidade de Natal-RN através de seis interações remotas e uma presencial. O fato de a maioria das aulas terem acontecido de forma não presencial é justificada pela decisão das autoridades em face da pandemia da Covid 19. Esse acontecimento dificultou, e até mesmo inviabilizou, a participação de vários estudantes que alegaram não possuir equipamentos e acesso à internet. Os dados coletados correspondem ao conjunto de toda a produção dos alunos e suas interações em momentos síncronos. A abordagem quali-quantitativa e a pesquisa participante foram adotadas para a análise dos fenômenos observados. Uma análise dos aspectos quantitativos e subjetivos da produção dos estudantes resultou em categorias temáticas, as quais foram relacionadas com os conhecimentos e competências estabelecidos na matriz do PISA de 2015. As atividades alcançaram a característica investigativa, tendo os alunos participado da problematização e da busca pelas respostas. Com relação à promoção da aquisição dos procedimentos e métodos característicos da ciência, apesar de terem sido identificadas dificuldades entre os discentes, o progresso observado nos resultados atesta o possível êxito da presente proposta de ensino. A aprendizagem dos conteúdos de sistemas sensoriais, sensação e percepção envolveu um avanço no entendimento de que o cérebro tem um papel fundamental nesses processos fisiológicos. A construção de modelos nas SEI mostrou-se uma excelente estratégia para facilitar a organização e a expressão das ideias dos estudantes. Observamos que eles conseguiram mobilizar o conhecimento aprendido em aulas anteriores para solucionar novas situações. Esses dados nos sugerem que alguma (re)significação dos conhecimentos essenciais ao desenvolvimento do letramento científico pode ter ocorrido, indo na direção da afirmação dos especialistas em educação acerca da necessidade de uma formação a longo prazo na intenção de promover uma verdadeira mudança conceitual e atitudinal.
Abstract: Scientific knowledge has been more and more produced and used by humankind to explain phenomena, solve problems and to technology development. Despite the growing impact of science on society, biology teaching has been characterized mainly by the transmission of information without the understanding of nature of science. Several studies show that a meaningful learning, able to develop critical and active students, is potentialized by their engagement in investigative activities that provide and approximation with typical scientific ideas and tools, making them scientific literate. From this perspective, this work aimed to develop Sequences of Investigative Teaching (SIT) with a growing degree of complexity and intellectual freedom about the subjects of sense and perception, together the promotion of scientific literacy in high school students. The main objective was to organize theses sequences in the format of a handbook, allowing their applications by other teachers. This work was performed in two high school classes (2nd and 3rd years) of a public school in the municipality of Natal - RN trough six remote and one presential meetings. Data were collected about all student production and their interaction in the meetings. A quali-quantitative approach and participative research were adopted to analyze the observed phenomena. An analysis of the quantitative and subjective aspects of the student’s production resulted in thematic categories, which were compared with the Program for International Student Assessment (PISA, 2015 edition) framework of knowledges and competences. The activities reached an investigative attribute since the students engaged in problematization and search for answers. Despite these results, it was found students’ difficulty with the typical methods and procediments of science. This teaching proposal can have promoted the acquisition of these knowledges. The learning about sensory systems, sensation and perception resulted in an improvement in the understanding that the brain has a major role in these physiological processes. The model development trough SIT was found an excellent strategy to improve the organization and expression of students’ ideas. We also found that they were able to mobilize the knowledge acquired in previous classes to solve new problems. According to these findings, it has occurred some (re)signification of essential knowledge to the development of scientific literacy, what agrees with some education specialists’ postulates about the necessity of a long-term training in order to promote a real conceptual and attitudinal change.
Palavras-chave: Sequência de ensino investigativa
Letramento científico
Sistema sensorial
Fisiologia
Sequence of investigative teaching
Scientific literacy
Sensory system
Physiology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso embargado
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25804
Data do documento: 27-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CleodonRonaldoRegoFernandes_Dissert.pdf11,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CleodonRonaldoRegoFernandes_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons