Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25806| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O cuidado e a espiritualidade na perspectiva do ensino religioso e BNCC a partir da conceituação do professor Leonardo Boff |
| Autor(es): | Vanderlei, Davi Jorge Duque |
| Primeiro Orientador: | Cavalcanti, Carlos André Macedo |
| Primeiro Coorientador: | Cecchetti, Elcio |
| Resumo: | Este texto, vinculado a linha de pesquisa de Educação e Religião da pós-graduação em ciências das religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o tema: o cuidado e a espiritualidade na perspectiva do Ensino Religioso e BNCC a partir da conceituação do professor Leonardo Boff, tem como objetivo, apresentar o ER na BNCC e sua relação com o cuidado e a espiritualidade. Isto se efetivou viabilizando uma aproximação entre os conceitos de cuidado e espiritualidade tomando como base a visão do professor Leonardo Boff e as premissas que estão expressas no ensino religioso na BNCC. Inicialmente, apresentamos a história do ensino religioso, para tanto, consumou-se uma revisão bibliográfica, explorando as principais publicações disponíveis. Por consequência, concentrou-se no estudo das principais particularidades inerentes ao ensino religioso no Brasil, sobretudo em relação ao cuidado e espiritualidade. Sendo assim, o texto faz uma análise qualitativa do ensino religioso, abordando as fases deste ensino em cada período histórico(colonial, imperial, republicano e na contemporaneidade), suscitando a abordagem pedagógica de cada fase, imbricando com a definição de cuidado e espiritualidade a partir do seu respectivo conteúdo, especificamente apresentado na Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Portanto, explorou-se um método descritivo-qualitativo, visando a avaliação das principais implicações e premissas associadas ao ensino religioso, ao cuidado e a espiritualidade no ambiente de ensino brasileiro. Além disto, foi possível trazer conceitos segundo o professor e escritor Leonardo Boff em relação ao cuidado e espiritualidade, apresentando assim, o Ensino religioso nacional e sua evolução metodológica em conexão com os conceitos de cuidado e espiritualidade, buscando uma abordagem para além do proselitismo. Assim sendo, foi possível demonstrar a correlação existente entre Ensino religioso na BNCC com cuidado e espiritualidade, assegurando com isso, o respeito à diversidade religiosa e garantindo a integralidade das diferentes crenças. O inserir do cuidado e da espiritualidade no espaço escolar ainda é um assunto controverso no Brasil. Para que as limitações didático-pedagógicas que estão impedindo a inserção do cuidado e da espiritualidade na perspectiva do ensino religioso sejam eliminadas, foi preciso fundamentar um novo conjunto de axiomas que lhe viabilizassem, uma mudança radical e que implica em uma reviravolta paradigmática bastante complexa. |
| Abstract: | This text, linked to the research line of Education and Religion of the postgraduate studies in science of religions at the Federal University of Paraíba (UFPB), with the theme: care and spirituality in the perspective of Religious Education and BNCC from the conceptualization of the Professor Leonardo Boff, aims to present the ER at BNCC and its relationship with care and spirituality. This was effected by enabling an approximation between the concepts of care and spirituality, based on Professor Leonardo Boff's vision and the premises that are expressed in religious education at the BNCC. Initially, we present the history of religious education, for that, a bibliographic review was carried out, exploring the main publications available. Consequently, it focused on the study of the main particularities inherent to religious education in Brazil, especially in relation to care and spirituality. Therefore, the text makes a qualitative analysis of religious education, approaching the phases of this teaching in each historical period (colonial, imperial, republican and contemporaneity), raising the pedagogical approach of each phase, intertwining with the definition of care and spirituality to from their respective content, specifically presented in the National Curricular Common Base (BNCC). Therefore, a descriptive-qualitative method was explored, aiming at the evaluation of the main implications and premises associated with religious teaching, care and spirituality in the Brazilian teaching environment. In addition, it was possible to bring concepts according to professor and writer Leonardo Boff in relation to care and spirituality, thus presenting national religious education and its methodological evolution in connection with the concepts of care and spirituality, seeking an approach beyond proselytism. Therefore, it was possible to demonstrate the correlation between religious education in the BNCC with care and spirituality, thus ensuring respect for religious diversity and ensuring the integrality of different beliefs. The insertion of care and spirituality in the school space is still a controversial subject in Brazil. In order for the didactic-pedagogical limitations that are preventing the insertion of care and spirituality in the perspective of religious teaching to be eliminated, it was necessary to base a new set of axioms that would make it possible, a radical change that implies a very complex paradigmatic turnaround. |
| Palavras-chave: | Ciência religiosa Ensino religioso - Cuidado Espiritualidade Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Religious science Religious teaching - Caution Spirituality Leonardo Boff |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência das Religiões |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25806 |
| Data do documento: | 23-Mar-2022 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DaviJorgeDuqueVanderlei_Dissert.pdf | 898,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
