Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Priscila Mikaelle Costa de-
dc.date.accessioned2017-10-11T11:38:01Z-
dc.date.available2017-06-21-
dc.date.available2017-10-11T11:38:01Z-
dc.date.issued2017-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2581-
dc.description.abstractEste trabajo tuvo como objetivo la tesitura de un análisis sobre la trayectoria escolar de mujeres insertadas en el aula de Alfabetización de Adultos-AJA. De modo que, buscamos analizar los motivos que llevaron a esas mujeres a desistir de la escuela en el pasado y sus motivaciones para regresar al aula de la Educación de Jóvenes y Adultos - EJA. Los estudios tienen como foco principal el proceso de alfabetización como precondición para la perspectiva de empoderamiento. La investigación de Campo fue realizada en la Escuela Municipal Luís Augusto Crispim, en la Ciudad de João Pessoa-PB. La recolección y análisis de los datos se basó en estudios y lecturas sobre las termas centrales de este trabajo, sobre todo, dando énfasis a las implicaciones de género sobre el proceso de exclusión e inclusión de la sala de la AJA. Llegamos a la conclusión de cuán importante es tener una mirada diferenciada para las mujeres que por diversos motivos tuvieron su vida escolar interrumpida. No olvidando que las cuestiones de género e identidad atraviesan también las cuestiones culturales y educativas, discutimos en este trabajo el papel de la mujer, la importancia de la alfabetización y principalmente el cambio en la postura y la toma de decisión partiendo de una perspectiva de empoderamiento. Finalmente, fue posible concluir que la alfabetización cuando es tratada y pensada de forma crítica, puede sí, contribuir e incluso ser precondición para el empoderamiento femenino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-11T11:38:01Z No. of bitstreams: 1 PMCA21062017.pdf: 725352 bytes, checksum: 2fc0eac4e4f12efc9a8ced70d2a9dae0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T11:38:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PMCA21062017.pdf: 725352 bytes, checksum: 2fc0eac4e4f12efc9a8ced70d2a9dae0 (MD5) Previous issue date: 2017-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização - mulherpt_BR
dc.subjectGênero - mulherpt_BR
dc.subjectEmpoderamento femininopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleAlfabetização de adultas: perspectivas de empoderamentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Eulina Pessoa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4066341343633963pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ireland, Timothy Denis-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5935627249778242pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo a tessitura de uma análise sobre a trajetória escolar de mulheres inseridas na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos-EJA, mais especificadamente inseridas no Ciclo 1, que corresponde a Alfabetização. De modo que, buscamos entender os motivos que levaram essas mulheres a desistirem da escola no passado e suas motivações para retornar à sala de aula da Alfabetização de Jovens e Adultos-AJA. Os estudos têm como foco principal o processo de alfabetização como perspectiva de empoderamento. A pesquisa de Campo foi realizada na Escola Municipal Luís Augusto Crispim, na Cidade de João Pessoa-PB. A coleta e análise dos dados foi feita com base em estudos e leituras acerca da temática norteadora deste trabalho, sobretudo, dando ênfase às implicações de gênero no processo de exclusão e inclusão das mulheres na sala da AJA. Chegamos à conclusão do quanto é importante ter um olhar diferenciado para as mulheres que por diversos motivos tiveram suas vidas escolares interrompidas. Não esquecendo que as questões de gênero e identidade perpassam também as questões culturais e educacionais, nós discutimos neste trabalho o papel da mulher, a importância da alfabetização e principalmente a mudança na postura e na tomada de decisão partindo de uma perspectiva de empoderamento. Por fim, foi possível concluir que a alfabetização quando é tratada e pensada de forma crítica, pode sim, contribuir e até mesmo ser precondição para o empoderamento feminino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMCA21062017.pdf708,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.