Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25823
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um olhar sobre o Programa Educar pra Valer sob a perspectiva de professoras alfabetizadoras |
Autor(es): | Norberto, Sioneide da Paixão |
Primeiro Orientador: | Faria, Evangelina Maria Brito de |
Resumo: | Um número significativo de crianças não alfabetizadas, ou que não atingem os níveis referentes às médias esperadas nas avaliações nacionais, têm mobilizado muitas Secretarias de Educação Municipais a buscarem por programas que oferecem sucesso na aquisição da leitura e escrita dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Numa capital brasileira, a Secretaria Municipal de Educação implementou, em 2019, nos segundos e quintos anos do ensino fundamental, o Programa Educar pra Valer. A implementação desse programa impactou muitas professoras no papel que lhes foi atribuído e também na alfabetização dos/as estudantes. Diante do exposto, essa pesquisa teve como objetivo principal discutir a função da professora alfabetizadora no Programa Educar pra Valer. Teoricamente, procuramos suporte para discussão sobre as concepções de língua, alfabetização e formação continuada de professores em estudos de Antunes (2009), Marcuschi (2004, 2008), Morais (2015), Nóvoa (1992, 2009), Soares (2000, 2004, 2011), entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativo-interpretativista respaldada em Bortoni-Ricardo (2012), Denzin e Lincoln (2006), Ludke e André (1986) com o método de pesquisa, o estudo de campo baseado em Gonçalves (apud PIANA, 2009) e Gil (2002). Contou com a colaboração de duas professoras de turmas de segundo ano do ensino fundamental de duas escolas públicas de uma capital. Para o levantamento de dados, foram utilizados três procedimentos: a) um questionário contendo questões sociodemográficas para conhecermos o perfil profissional das docentes; b) uma entrevista com questões relacionadas às práticas didático-metodológicas associadas às vivências de atividades de Língua Portuguesa em sala de aula e nos encontros de formações continuada para as professoras; e c) uma análise tanto do guia de orientações gerais e didáticas do professor quanto das atividades dos cadernos de Língua Portuguesa do estudante do Programa Educar pra Valer. A análise dos dados apontou, sobretudo, em duas direções: primeiro, para uma anulação do protagonismo docente em sala de aula; segundo, para uma divergência entre as concepções que regem as orientações gerais do programa das que estão presentes nas atividades desenvolvidas nos cadernos de Língua Portuguesa do estudante do Programa Educar pra Valer. |
Abstract: | A significant number of children who are illiterate, or who do not reach the levels referring to the averages expected in national assessments, have mobilized many Municipal Education Departments to look for programs that offer success in the acquisition of reading and writing by students in the early years of elementary school. In a Brazilian capital, the Municipal Education Department implemented, in 2019, in the second and fifth years of elementary school, the Educar pra Valer Program. The implementation of this program had an impact on many teachers in the role assigned to them and also on students' literacy. Given the above, this research had as its main objective to discuss the part of the literacy teacher in the Educar pra Valer Program. Theoretically, we sought support for the discussion on the concepts of language, literacy, and continuing education of teachers in studies by Antunes (2009), Marcuschi (2004, 2008), Morais (2015), Nóvoa (1992, 2009), Soares (2000, 2004), 2011), among others. Methodologically, this is research with a qualitative-interpretative approach supported by Bortoni-Ricardo (2012), Denzin and Lincoln (2006), Ludke and André (1986) with the research method, the field study based on Gonçalves (apud PIANA, 2009) and Gil (2002). It relied on the collaboration of two teachers from the second year of elementary school classes from two public schools in a capital city. For data collection, three procedures were used: a) a questionnaire containing sociodemographic questions to know the professional profile of the teachers; b) an interview with questions related to the didactic-methodological practices associated with the experiences of Portuguese Language activities in the classroom and the continuing education meetings for the teachers; and c) an analysis of both the teacher's general and didactic guide and the activities of the Portuguese Language notebooks of the student of the Educar pra Valer Program. The data analysis pointed, above all, in two directions: first, toward an annulment of the teacher's protagonism in the classroom; second, toward a divergence between the conceptions that govern the general guidelines of the Program and those that are present in the activities developed in the Portuguese Language notebooks of the student of the Educar pra Valer Program. |
Palavras-chave: | Alfabetização Programa Educar pra Valer Papel do professor Literacy Educate for Real Program Teacher's role |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística e ensino |
Programa: | Mestrado Profissional em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25823 |
Data do documento: | 29-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SioneideDaPaixãoNorberto_Dissert.pdf | 3,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons