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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2584Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Camboim, Maria Gorete Pereira | - |
| dc.date.accessioned | 2017-10-11T13:33:01Z | - |
| dc.date.available | 2017-06-19 | - |
| dc.date.available | 2017-10-11T13:33:01Z | - |
| dc.date.issued | 2017-06-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2584 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-11T13:33:01Z No. of bitstreams: 1 MGPC19062017.pdf: 555875 bytes, checksum: 846172978f63b3624b828e580ad0001f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-11T13:33:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MGPC19062017.pdf: 555875 bytes, checksum: 846172978f63b3624b828e580ad0001f (MD5) Previous issue date: 2017-06-05 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Politicas educacionais | pt_BR |
| dc.subject | Prática educativa | pt_BR |
| dc.title | Políticas educacionais no contexto educação infantil: contribuições para a profissionalização docente | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sousa, Nádia Jane de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1466972724477965 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho versa acerca de um estudo sobre os documentos que direcionam as politicas educacionais para a Educação Infantil e como as práticas pedagógicas para o profissional docente, que ao longo de muito tempo era dispersa no Brasil, foram organizadas e construídas para essa referida etapa. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho foi de analisar como os documentos que regem a Educação Infantil no Brasil, especificamente o RCNEI, o PQNEI e a DCNEI, propõem como o profissional docente deve atuar na profissão, seguindo as proposta pedagógicas para a promoção do ensino para a Educação Infantil. Os contextos ora enfatizados se baseiam na direção das competências para o ensino, que recebe orientações das políticas educacionais nacionais e locais implementadas pelos entes competentes com regime de colaboração do Distrito Federal, Estados e Munícipios instruídas através dos documentos que direcionam de maneira estruturada, focalizando como deve a educação básica ser considerada. Para a reflexão desse estudo, utilizou-se como recurso metodológico o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI, 1998), como guia e reflexão de cunho educacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (PNQEI. BRASIL, 2006) e as Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil (DCNEI, 2012). Em consonância com os respectivos documentos, para contribuir com o desenvolvimento e um melhor desdobramento dessa temática buscou-se auxilio bibliográfico, fundamentado na reflexão de alguns autores, dentre eles Perrenoud (2000), em site de repositórios virtuais, e artigos. Dessa forma, esse estudo proporcionou a visão de uma conjuntura no cenário da politica educacional infantil na atualidade e uma descrição caracterizando a prática do profissional docente em função de um sistema educativo voltado para os anos iniciais da Educação Infantil. Esse trabalho foi relevante pois, remete a uma reflexão de que educar é um ato de amor e compromisso. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MGPC19062017.pdf | 542,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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