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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamboim, Maria Gorete Pereira-
dc.date.accessioned2017-10-11T13:33:01Z-
dc.date.available2017-06-19-
dc.date.available2017-10-11T13:33:01Z-
dc.date.issued2017-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2584-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-11T13:33:01Z No. of bitstreams: 1 MGPC19062017.pdf: 555875 bytes, checksum: 846172978f63b3624b828e580ad0001f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T13:33:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MGPC19062017.pdf: 555875 bytes, checksum: 846172978f63b3624b828e580ad0001f (MD5) Previous issue date: 2017-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPoliticas educacionaispt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.titlePolíticas educacionais no contexto educação infantil: contribuições para a profissionalização docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nádia Jane de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1466972724477965pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho versa acerca de um estudo sobre os documentos que direcionam as politicas educacionais para a Educação Infantil e como as práticas pedagógicas para o profissional docente, que ao longo de muito tempo era dispersa no Brasil, foram organizadas e construídas para essa referida etapa. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho foi de analisar como os documentos que regem a Educação Infantil no Brasil, especificamente o RCNEI, o PQNEI e a DCNEI, propõem como o profissional docente deve atuar na profissão, seguindo as proposta pedagógicas para a promoção do ensino para a Educação Infantil. Os contextos ora enfatizados se baseiam na direção das competências para o ensino, que recebe orientações das políticas educacionais nacionais e locais implementadas pelos entes competentes com regime de colaboração do Distrito Federal, Estados e Munícipios instruídas através dos documentos que direcionam de maneira estruturada, focalizando como deve a educação básica ser considerada. Para a reflexão desse estudo, utilizou-se como recurso metodológico o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI, 1998), como guia e reflexão de cunho educacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (PNQEI. BRASIL, 2006) e as Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil (DCNEI, 2012). Em consonância com os respectivos documentos, para contribuir com o desenvolvimento e um melhor desdobramento dessa temática buscou-se auxilio bibliográfico, fundamentado na reflexão de alguns autores, dentre eles Perrenoud (2000), em site de repositórios virtuais, e artigos. Dessa forma, esse estudo proporcionou a visão de uma conjuntura no cenário da politica educacional infantil na atualidade e uma descrição caracterizando a prática do profissional docente em função de um sistema educativo voltado para os anos iniciais da Educação Infantil. Esse trabalho foi relevante pois, remete a uma reflexão de que educar é um ato de amor e compromisso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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