Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25864
Tipo: TCC
Título: O MITO DE DON JUAN TENORIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DESDE O TEXTO LITERÁRIO CLÁSSICO NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA
Autor(es): VELOSO, TATIANA SICAR PALMEIRA
Primeiro Orientador: Murga, María Hortensia Blanco García
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância de uma reflexão sobre o papel do texto literário clássico nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) desde uma perspectiva de Letramento Literário. Dessa forma, foi elaborada uma proposta didática, baseada em um fragmento da obra clássica Don Juan Tenorio, voltada para turmas do ensino médio. Consideramos que este texto, ao proporcionar um espaço para a discussão de questões e conflitos próprios da condição humana, pode se tornar em um espaço ideal tanto para o desenvolvimento de diversas capacidades da linguagem quanto para despertar no alunado uma reflexão acerca desses conflitos que são universais, mas que também fazem parte do dia a dia da sociedade na qual estamos inseridos. Com o propósito de nortear este trabalho, nosso referencial teórico apoiou-se em autores como Cândido (2011); Freire (1989) e Cosson (2009), os quais defendem a importância da literatura e do Letramento Literário para a formação do leitor. Ademais, foi contemplada a presença do texto literário clássico e sua contribuição para o ensino e aprendizado da língua espanhola na escola (CARO VALVERDE, 2013; CERRILLO e SÁNCHEZ, 2019). No intuito de ilustrar as reflexões acerca desses conceitos, foi elaborada uma proposta didática a partir de um fragmento do drama romântico Don Juan Tenorio, visando incentivar, por meio da leitura e reescrita colaborativa desse fragmento, uma reflexão sobre o mito de Don Juan. A partir de uma perspectiva de letramento literário, as atividades propostas contemplaram o desenvolvimento da competência leitora, escrita e comunicativa cultural do alunado. Desse modo, acreditamos que a partir dessa proposta poderíamos contribuir para a formação do aluno enquanto cidadão e aprendiz efetivo da LE. Consideramos também que é imprescindível desenvolver no aluno uma sensibilidade e uma maior interação com o que lê, de forma que a longo prazo seja possível a constituição de uma comunidade de leitores que vá além do espaço da sala de aula.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo mostrar la importancia de una reflexión sobre el papel del texto literario en las clases de Español como Lengua Extranjera (ELE) desde la perspectiva de la literacidad literaria. De esta forma, se elaboró una propuesta didáctica basada en un fragmento de la obra clásica Don Juan Tenorio, pensada para una clase de ELE en la enseñanza media. Consideramos que dicho texto, al proporcionar un espacio para la discusión de cuestiones y conflictos propios de la condición humana, puede transformarse en un espacio ideal tanto para el desarrollo de diversas capacidades del lenguaje como para despertar en el alumnado una reflexión sobre esos conflictos que son universales, pero que también forman parte de la cotidianeidad de la sociedad en la que vivimos. Nuestro referencial teórico ha tenido como base a autores como Cândido (2011); Freire (1989) y Cosson (2009), en su defensa de la importancia de la literatura y de la literacidad literaria en la formación del lector. Además, se contempló la presencia del texto literario clásico y su contribución a la enseñanza y aprendizaje de la lengua española en la escuela (CARO VALVERDE, 2013; CERRILLO y SÁNCHEZ, 2019). Teniendo como objetivo ilustrar las reflexiones acerca de estos conceptos, se elaboró una propuesta didáctica a partir de un fragmento del drama romántico Don Juan Tenorio, con el propósito de incentivar, mediante la lectura y reescritura colaborativa de este fragmento, una reflexión sobre el mito de Don Juan. A partir de la perspectiva de literacidad literaria, las actividades propuestas contemplaron el desarrollo de la competencia lectora, escrita y comunicativa cultural del alumnado. De esa forma, creemos que a partir de esta propuesta, podríamos contribuir a la formación del alumno como ciudadano y aprendiz efectivo de LE. Consideramos también que es imprescindible desarrollar en el alumnado una sensibilidad y una mayor interacción con lo que lee, de modo que a largo plazo sea posible la construcción de una comunidad de lectores que vaya más allá del espacio de la clase.
Palavras-chave: Don Juan; Texto literário clássico; Letramento literário; Ensino de ELE
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25864
Data do documento: Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.