Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25865
Tipo: TCC
Título: EN GUERRA “COM” A IMAGEM CORPORAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO CRÍTICO NAAULA DE E/LE
Autor(es): CABRAL, WELLYDELANE CAVALCANTE SILVA
Primeiro Orientador: Murga, María Hortensia Blanco García
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância de uma reflexão sobre a identidade e a imagem corporal desde uma proposta de ensino crítico e como, a partir desse estudo, podemos contribuir para o desenvolvimento do pensamento reflexivo e da competência comunicativa do alunado na aula de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Esta pesquisa surgiu da inquietação de aprofundar e melhorar uma atividade didática que tinha sido aplicada em turmas do ensino médio do Programa de Residência Pedagógica. Essa experiência nos levou a pensar sobre como poderíamos oportunizar um espaço para trabalhar com os alunos na aula de ELE uma temática tão importante e sensível quanto esta. Como referencial teórico e metodológico, nos apoiamos nos estudos sobre identidade (SILVA, 2000), imagem corporal (PORTRONIERI, 2013; GAMA, 2021) e sobre a perspectiva educacional do Letramento crítico e do ensino comunicativo (DUBOC, 2015; FOGAÇA e JORDÃO, 2014: MATTOS, 2010). No intuito de ilustrar as reflexões acerca desses conceitos, foi elaborada uma proposta didática a partir do gênero Música, já que este é um gênero que permite fomentar a criatividade, evocar emoções e aproximar o aluno ao conteúdo, contribuindo assim para uma aprendizagem significativa (GARCÍA; SÁENZ, 2015). A partir de uma perspectiva de letramento crítico, junto com uma abordagem de ensino comunicativo, as atividades propostas contemplaram o desenvolvimento da competência comunicativa e tiveram como eixo central a reflexão crítica sobre a imagem corporal. Desse modo, acreditamos que a partir desta proposta poderíamos contribuir para o desenvolvimento não apenas da reflexão, como também de uma transformação pessoal e social do alunado, objetivo último de uma prática de letramento crítico (BENEDINI, 2019).
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo mostrar la importancia de una reflexión sobre la identidad y la imagen corporal desde una propuesta de literacidad crítica y cómo, a partir de ese estudio, podemos contribuir al desarrollo del pensamiento reflexivo y de la competencia comunicativa de los estudiantes en la clase de Español como Lengua Extranjera (ELE). Esta investigación surgió de la inquietud por profundizar y mejorar una actividad didáctica llevada a cabo en las clases de enseñanza media, dentro del Programa de Residencia Pedagógica. Esta experiencia nos llevó a pensar en cómo podíamos crear un espacio para trabajar con los alumnos en la clase de ELE un tema tan importante y sensible como este. Como marco teórico y metodológico, nos apoyamos en los estudios sobre identidad (SILVA, 2000), imagen corporal (PORTRONIERI, 2013; GAMA, 2021), en la perspectiva de la literacidad crítica y el enfoque de enseñanza comunicativa (DUBOC, 2015; FOGAÇA y JORDÃO, 2014: MATTOS, 2010). Para ilustrar las reflexiones sobre estos conceptos se elaboró una propuesta didáctica basada en el género Canción, ya que este es un género que permite fomentar la creatividad, evocar emociones y acercar al estudiante al contenido, contribuyendo así a un aprendizaje significativo del mismo (GARCÍA; SÁENZ, 2015). A partir de una perspectiva de literacidad crítica, junto con el enfoque de enseñanza comunicativa, las actividades propuestas contemplaron el desarrollo de la competencia comunicativa y tuvieron como eje central la reflexión crítica sobre la imagen corporal. De esta manera, consideramos que desde esta propuesta podríamos contribuir al desarrollo no solo de la reflexión, sino también de una transformación personal y social de los estudiantes, objetivo último de una práctica dentro del marco de una perspectiva de literacidad crítica (BENEDINI, 2019).
Palavras-chave: Imagem corporal; Música; Letramento crítico; Língua espanhola
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25865
Data do documento: Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.