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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25881
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSALES, JORDANA BEATRIZ LINS-
dc.date.accessioned2023-01-23T10:27:55Z-
dc.date.available2024-06-01-
dc.date.available2023-01-23T10:27:55Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25881-
dc.description.abstractAssertiveness is a primordial social skill in the socialization process, it allows the adolescent to adapt to different contexts, in addition to favoring the maintenance of other important skills during this phase, such as civility, self-control and emotional expressiveness. The aim of this study is to present the validation process of the Assertive Skills Scale for Adolescents (AHAA). 476 adolescents, aged between 11 and 19, participated. The application was carried out in person at public and private institutions. Data from these participants were equally organized into two different databases. In the first bank, item quality analysis (item response theory - IRT) and exploratory factor analysis (EFA) were performed; with the second, a confirmatory factor analysis (CFA) was performed. The TRI results indicated that not all items had appropriate discrimination and difficulty values. Therefore, it was decided to discard items with low psychometric quality for subsequent data analyses. In the exploratory factor analysis (EFA) and in the confirmatory factor analysis (AFC), good adjustment indices were observed, indicating the extraction of only one factor underlying the scale structure. Internal consistency values showed an adequate degree of reliability of the measure, with Cronbach's Alpha and McDonald's Omega values greater than 0.70. Thus, the present study demonstrated satisfactory psychometric properties and promises to be a useful tool to measure assertive social skills in adolescents.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-23T10:27:55Z No. of bitstreams: 1 TCC Jordana Beatriz Lins Sales!.pdf: 1682172 bytes, checksum: 330f4e3726bfdfe61cf1d5eceadca4e2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-23T10:27:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Jordana Beatriz Lins Sales!.pdf: 1682172 bytes, checksum: 330f4e3726bfdfe61cf1d5eceadca4e2 (MD5) Previous issue date: 2022-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectadolescentes, assertividade, habilidades sociais, validação do testept_BR
dc.titleVALIDAÇÃO PSICOMÉTRICA DA ESCALA DE HABILIDADES ASSERTIVAS PARA ADOLESCENTESpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Simeão, Shirley de Souza Silva-
dc.description.resumoA assertividade é uma habilidade social primordial no processo de socialização, permite ao adolescente se adequar a diferentes contextos, além de favorecer a manutenção de outras habilidades importantes durante essa fase, como a civilidade, autocontrole e a expressividade emocional. O objetivo do presente estudo é apresentar o processo de validação da Escala de Habilidades Assertivas para adolescentes (EHA-A). Participaram 476 adolescentes, de idades entre 11 e 19 anos. A aplicação foi realizada de forma presencial em intituições públicas e privadas. Os dados desses participantes foram organizados igualmente em dois diferentes bancos de dados. No primeiro banco foi realizada a análise de qualidade dos itens (teoria de resposta ao item - TRI) e a análise fatorial exploratória (AFE); com o segundo, foi realizada uma a análise fatorial confirmatória (AFC). Os resultados da TRI indicaram que nem todos os itens apresentaram valores apropriados de discriminação e dificuldade. Sendo assim, decidiu-se descartar os itens com baixa qualidade psicométrica para a realização das análises de dados subsequentes. Na análise fatorial exploratória e na análise fatorial confirmatória foram observados bons indíces de ajuste, sinalizando a extração de apenas um fator subjacente à estrutura da escala. Os valores de consistência interna mostraram adequado grau de confiabilidade da medida, tendo a medida apresentado valores de Alfa de Cronbach e Ômega de McDonald superiores a 0,70. Deste modo, o presente estudo demonstrou propriedades psicométricas satisfatórias e promete ser um instrumento útil para mensurar a habilidade social assertiva em adolescentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

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