Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25881
Tipo: TCC
Título: VALIDAÇÃO PSICOMÉTRICA DA ESCALA DE HABILIDADES ASSERTIVAS PARA ADOLESCENTES
Autor(es): SALES, JORDANA BEATRIZ LINS
Primeiro Orientador: Simeão, Shirley de Souza Silva
Resumo: A assertividade é uma habilidade social primordial no processo de socialização, permite ao adolescente se adequar a diferentes contextos, além de favorecer a manutenção de outras habilidades importantes durante essa fase, como a civilidade, autocontrole e a expressividade emocional. O objetivo do presente estudo é apresentar o processo de validação da Escala de Habilidades Assertivas para adolescentes (EHA-A). Participaram 476 adolescentes, de idades entre 11 e 19 anos. A aplicação foi realizada de forma presencial em intituições públicas e privadas. Os dados desses participantes foram organizados igualmente em dois diferentes bancos de dados. No primeiro banco foi realizada a análise de qualidade dos itens (teoria de resposta ao item - TRI) e a análise fatorial exploratória (AFE); com o segundo, foi realizada uma a análise fatorial confirmatória (AFC). Os resultados da TRI indicaram que nem todos os itens apresentaram valores apropriados de discriminação e dificuldade. Sendo assim, decidiu-se descartar os itens com baixa qualidade psicométrica para a realização das análises de dados subsequentes. Na análise fatorial exploratória e na análise fatorial confirmatória foram observados bons indíces de ajuste, sinalizando a extração de apenas um fator subjacente à estrutura da escala. Os valores de consistência interna mostraram adequado grau de confiabilidade da medida, tendo a medida apresentado valores de Alfa de Cronbach e Ômega de McDonald superiores a 0,70. Deste modo, o presente estudo demonstrou propriedades psicométricas satisfatórias e promete ser um instrumento útil para mensurar a habilidade social assertiva em adolescentes.
Abstract: Assertiveness is a primordial social skill in the socialization process, it allows the adolescent to adapt to different contexts, in addition to favoring the maintenance of other important skills during this phase, such as civility, self-control and emotional expressiveness. The aim of this study is to present the validation process of the Assertive Skills Scale for Adolescents (AHAA). 476 adolescents, aged between 11 and 19, participated. The application was carried out in person at public and private institutions. Data from these participants were equally organized into two different databases. In the first bank, item quality analysis (item response theory - IRT) and exploratory factor analysis (EFA) were performed; with the second, a confirmatory factor analysis (CFA) was performed. The TRI results indicated that not all items had appropriate discrimination and difficulty values. Therefore, it was decided to discard items with low psychometric quality for subsequent data analyses. In the exploratory factor analysis (EFA) and in the confirmatory factor analysis (AFC), good adjustment indices were observed, indicating the extraction of only one factor underlying the scale structure. Internal consistency values showed an adequate degree of reliability of the measure, with Cronbach's Alpha and McDonald's Omega values greater than 0.70. Thus, the present study demonstrated satisfactory psychometric properties and promises to be a useful tool to measure assertive social skills in adolescents.
Palavras-chave: adolescentes, assertividade, habilidades sociais, validação do teste
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25881
Data do documento: Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jordana Beatriz Lins Sales!.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.